Compartilhe este texto

Dupla Nadal e Alcaraz passa aperto, mas bate holandeses sob intenso calor

Por Folha de São Paulo

30/07/2024 14h45 — em
Esportes



PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) - A dupla Rafael Nadal e Carlos Alcaraz sofreu mais do que gostaria para passar pelos holandeses Tallon Griekspoor e Wesley Koolhoft no tie break após fazerem 6 a 4 no primeiro set e depois caírem um pouco de produção. Isso permitiu que os holandeses ganhassem o segundo set e levassem o jogo a um terceiro set em formato de tie break com melhor de 10.

Foi quando a situação apertou que Alcaraz e Nadal mostraram que sua parceria tem evoluído no primeiro torneio que jogam juntos, mesmo que seja nada menos que uma Olimpíada. Eles não deram chances para os holandeses, venceram por 10 a 2, com destaque para o ponto que definiu o 6 a 1, em um rally intenso definido por Alcaraz.

Alcaraz parece cada vez mais à vontade jogando na maior parte do tempo na rede e Nadal não repetiu os inúmeros erros da partida de simples contra Novak Djokovic da última segunda-feira (29), ainda que os holandeses tenham apresentado um bom nível, principalmente no segundo set.

A quadra tinha um clima menos quente do que o da partida em que Nadal foi eliminado do torneio de simples. Desta vez, a torcida estava mais dividida, com muitos holandeses apoiando seus compatriotas.

O calor, contudo, era de outra natureza: quando a partida começou, por volta das 17h30 pelo horário local, a sensação térmica na região de Roland Garros era de 39ºC.

NADAL SE IRRITA COM PERGUNTAS SOBRE APOSENTADORIA

Após a derrota por 2 a 0 para Djokovic, com direito a um 6/1 no primeiro set, Nadal se irritou com a série de perguntas sobre aposentadoria. Ele mesmo admite que não vem jogando bem há dois anos, sem conseguir ter uma boa sequência devido a uma série de lesões, principalmente no psoas, músculo que fica no tronco e serve como estabilizador para o corpo. Ou seja, não é uma lesão simples de ser tratada.

"Para muitas pessoas, faz pouco sentido. Tenho sofrido há dois anos. Mas quando o torneio acabar, verei como me sinto. É difícil me recuperar se eu estiver pensando em aposentadoria."

Nadal jogou bem desta vez, foi mais preciso, a exemplo do que já tinha acontecido no primeiro jogo de duplas com Alcaraz, que também segue vivo no torneio de simples após vencer com facilidade seus dois primeiros jogos.

Mas os rivais, diferentemente da dupla argentina que eles pegaram na primeira rodada, não costumam jogar juntos, tendo disputado apenas três jogos antes deste encontro. A estratégia inicial deles foi subir bastante à rede, mas eles cometeram muitos erros de voleio. Quando recuaram, passaram a dificultar mais a vida dos espanhóis.

COMO FOI O JOGO

Nadal e Alcaraz confirmaram seus primeiros saques de maneira tranquila, enquanto os rivais sofriam mais para ganharem seus games. A dupla espanhola chegou a ter um break point no terceiro game e, no sétimo, quebrou o serviço dos holandeses com uma grande jogada de Alcaraz para fechar o primeiro set.

O jogo seguiu com o placar equilibrado, com os dois lados confirmando seus serviços. Os holandeses chegaram a ter uma chance de quebra no oitavo game, mas a impressão era de que, sempre que era necessário subir um pouco de nível, Nadal e Alcaraz tiravam algum coelho da cartola. Durante todo o jogo, mesmo sem uma vantagem elástica em nenhum momento, eles pareciam tranquilos.

No segundo set, eles quase conseguiram uma quebra no nono game, mas os holandeses. A esse ponto da partida, a comissão técnica da Holanda já acompanhava a partida de pé, vendo a chance de o início de uma virada.

De fato, os holandeses passaram a errar menos e criaram problemas para os espanhóis na segunda metade do segundo set. Porém, quando foi necessário colocar tudo em prática no tie break decisivo, Nadal e Alcaraz sobraram.

Nadal busca seu segundo ouro nas duplas, no Rio-2016, com Marc Lopez. Ele também tem um ouro no torneio de simples, conquistado em Pequim-2008. Já Alcaraz está em sua primeira Olimpíada e fez nesta terça-feira apenas seu segundo jogo de duplas da temporada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes