Compartilhe este texto

Finlandês que errou voto na Bola de Ouro poria Vinicius Jr em segundo

Por Folha de São Paulo

09/11/2024 12h00 — em
Esportes



PARIS, FRANÇA(FOLHAPRESS) - O jornalista finlandês que confessou ter errado ao omitir Vinicius Junior em seu voto para a Bola de Ouro disse à Folha que teria colocado o brasileiro em segundo lugar, atrás do vencedor, o espanhol Rodri.

"Cometi um erro técnico preenchendo o formulário e deixei de fora, por acidente, o nome de Vinicius Jr. [Meu voto seria] 1. Rodri 2. Vini", contou Juha Kanerva, repórter do jornal finlandês Ilta-Sanomat.

Mesmo que recuperasse os nove pontos referentes à segunda colocação, porém, o atacante brasileiro do Real Madrid continuaria vice da Bola de Ouro, 32 pontos atrás de Rodri na classificação final. O espanhol do Manchester City teve 1.170 pontos, contra 1.129 de Vinicius.

Kanerva anunciou neste sábado (9), na rede social X, sua renúncia ao júri do prêmio de melhor jogador do mundo, formado por cem jornalistas dos cem melhores países no ranking de seleções da Fifa. Na prática, foram 99 votos, pois não houve representante da Síria.

O resultado detalhado da votação tinha sido divulgado horas antes pela revista France Football, criadora do prêmio em 1956.

Cada jornalista tinha que escolher dez jogadores, por ordem de preferência, a partir de uma lista de 30 pré-selecionados. Chamou a atenção o fato de três jurados não terem colocado o brasileiro do Real Madrid entre os dez melhores: além de Kanerva, Bruno Porzio, da TV El Gráfico, de El Salvador, e Sheefeni Nikodemus, da rádio Desert, da Namíbia.

"Estou há dez anos no júri e agora é hora de sair", acrescentou Kanerva à reportagem. Fundado em 1932, o Ilta-Sanomat é um dos jornais mais tradicionais da Finlândia.

VOTOS DO JORNALISTA FINLANDÊS JUHA KANERVA

1

Rodri

2

Haaland

3

Bellingham

4

Kroos

5

Wirtz

6

Rice

7

Yamal

8

Saliba

9

Lookman

10

Carvajal


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes