Grêmio evita o pior no fim, empata com Juventude, mas segue na beira do Z4
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grêmio e Juventude empataram em 2 a 2 na arena do tricolor gaúcho, em Porto Alegre, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (20).
Martin Braithwaite abriu o placar para o Grêmio, enquanto Mandaca e Lucas Barbosa viraram para o Juventude. Mas no fim da partida, já nos acréscimos, o Grêmio empatou após João Lucas fazer gol contra em chute de Cristaldo.
Com o resultado, o Grêmio chega a 40 pontos e ocupa a 13ª posição, deixando o Juventude em 15º, com 38 pontos. Os rivais gaúchos seguem correndo risco de rebaixamento. O Fluminense tem 37 pontos e está na 16ª colocação, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Criciúma e Bragantino, também com 37 pontos, ocupam o Z4 junto com Cuiabá (29 pontos) e Atlético-GO (26 pontos).
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, dia 27. Já o Juventude recebe o Cuiabá em casa, neste sábado (23).
COMO FOI O JOGO
O Grêmio abriu o placar com um gol de Braithwaite logo aos 2 minutos de partida. O jogo seguiu bastante truncado, com faltas duras de ambos os lados. O árbitro Bruno Arleu de Araújo distribuiu três cartões amarelos para cada lado apenas no 1º tempo.
Nos acréscimos do 1º tempo, péssima notícia para o Grêmio. Rodrigo Ely, que era um dos melhores defensores do tricolor gaúcho, sentiu o joelho após dividida e precisou ser substituído. O zagueiro deixou o gramado de maca, chorando muito.
No mesmo minuto, o Juventude chegou ao gol de empate com uma jogada de bola parada. Ewerthon lançou na área e Mandaca cabeceou para o fundo da rede de Marchesín, ganhando a jogada entre os defensores do Grêmio na área.
O Juventude virou a partida para 2 a 1 na volta do intervalo, com Lucas Barbosa anotando um golaço aos 6 minutos do 2º tempo. O time jaconero ainda perdeu a chance de ampliar a partida quatro minutos depois. Gabriel Taliari perdeu pênalti, que foi defendido por Marchesín.
Mesmo fora de casa, o time comandado pelo técnico Fábio Matias continuou pressionando o Grêmio. Renato Gaúcho fez suas outras quatro substituições no 2º tempo, inclusive tirando o zagueiro Pedro Geromel para a entrada de Solteldo. E as mudanças surtiram efeito: o Grêmio evitou o pior e conseguiu o gol de empate nos acréscimos da partida após Cristaldo bater uma falta rasteira.
GRÊMIO
Marchesín; João Pedro, Geromel (Solteldo), Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Reinaldo; Dodi, Pepê (Pavón), Edenílson (Monsalve), Cristaldo; Braithwaite, Diego Costa (Arezo). T.: Renato Gaúcho.
JUVENTUDE
Gabriel; Ewerton (Zé Marcos), Lucas Freitas, Danilo, João Lucas; Mandaca (Dudu Vieira), Ronaldo, Jadson; Erick (Gabriel Inocêncio), Lucas Barbosa (Marcelinho), Gabriel Taliari (Nenê). T.: Fábio Matias.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Cartões amarelos: Pepê, Diego Costa e Geromel (GRE), Lucas Barbosa, João Lucas, Mandaca e Ewerthon (JUV)
Cartões vermelhos: não houve
Gol: Braithwaite (GRE), 2' do 1º tempo (1-0); Mandaca (JUV), 50' do 1º tempo (1-1); Lucas Barbosa (JUV), 6' do 2º tempo (1-2); João Lucas (Contra, GRE), 48' do 2º tempo (2-2)
ASSUNTOS: Esportes