Itália e Bélgica empatam em jogo eletrizante com gol-relâmpago e expulsão
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Itália e Bélgica fizeram um jogo eletrizante e com dois tempos muito diferentes e empataram por 2 a 2, nesta quinta-feira (10), no Estádio Olímpico de Roma, pela terceira rodada da Liga das Nações.
A Itália abriu 2 a 0 com facilidade ainda no primeiro tempo. Cambiasso e Retegui fizeram os gols.
A expulsão de Pellegrini mudou o cenário da partida. O meio-campista recebeu o cartão vermelho ainda na etapa inicial, e a Bélgica fez o primeiro logo em seguida, com De Cuyper. No segundo tempo, a pressão deu resultado, com Trossard deixando tudo igual.
A Itália chegou aos sete pontos e se manteve na liderança do grupo. A Bélgica, com quatro, é a terceira colocada, dois pontos atrás da França. Israel fecha a chave, com zero.
As duas seleções voltam a campo na próxima segunda-feira (14), às 15h45 (de Brasília). A Itália recebe Israel, enquanto a Bélgica, também em casa, encara a França. Os dois jogos são válidos pela quarta rodada da Liga das Nações.
O JOGO
A estratégia italiana deu certo durante o primeiro tempo, mas expulsão complicou as coisas. O esquema com alas deu resultado imediato para a Itália, que abriu o placar logo com dois minutos em uma jogada envolvendo os dois laterais: Dimarco e Cambiasso. A dupla apareceu de novo no segundo tento, marcado por Retegui. Os italianos já administravam a partida sem riscos quando, na reta final, uma saída de bola errada causou a expulsão de Pellegrini. A Bélgica, que parecia abatida, ganhou fôlego imediatamente e diminuiu o placar no lance seguinte, crescendo no jogo.
O segundo tempo foi de ataque belga contra defesa italiana. Com um a mais, a Bélgica se lançou com todas as forças para o ataque e não deixou a Itália respirar. O empate veio com Trossard em mais uma jogada ensaiada, dessa vez de escanteio. Cansados, os italianos não conseguiram responder e se fecharam cada vez mais na defesa, aceitando o empate como um bom resultado. A pressão dos visitantes em busca da virada levou perigo, mas não deu o resultado desejado.
GOLS E DESTAQUES
Cambiasso abre o placar cedo: 1 x 0. A Itália saiu na frente logo no segundo minuto de jogo. Dimarco recebeu com espaço pela esquerda e cruzou rasteiro na área. Cambiasso tentou uma primeira finalização, que foi defendida por Casteels. No rebote, ele só empurrou para as redes.
Retegui faz o segundo italiano: 2 x 0. Em nova jogada coletiva, Dimarco lançou Cambiasso nas costas do lado esquerdo da defesa da Bélgica. O ala levou para o meio e bateu colocado no canto direito. Casteels espalmou, mas Retegui completou para o gol no rebote.
Pellegrini é expulso. A Itália saiu jogando de maneira perigosa, e Theate antecipou um passe curto na direção de Pellegrini. Ao tentar evitar o bote do adversário, o italiano deu um carrinho e acertou o tornozelo do rival com as travas da chuteiras. Depois de dar o amarelo em campo, o árbitro foi chamado pelo VAR, revisou o lance e alterou a cor, aplicando o vermelho.
De Cuyper diminui com golaço: 2 x 1. Em jogada ensaiada de falta, Tielemans rolou para Trossard que, na meia-lua, fez o pivô para De Cuyper. O lateral chegou batendo colocado com a perna esquerda e não deu chances para Donnarumma.
Trossard deixa tudo igual: 2 x 2. A Bélgica deixou tudo igual no segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Faes ajeitou de cabeça, e Trossard apareceu atrás da defesa para desviar para o gol.
ASSUNTOS: Esportes