Lucas Moraes, piloto de rali, revela rotina pesada
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS0 - Atual top 3 do ranking mundial de rali, o brasileiro Lucas Moraes segue rigorosa preparação como rotina, incluindo o controle mental, físico e da alimentação, além de andar 400 km de bicicleta semanalmente.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
Apesar de pilotar uma caminhonete GR DKR Hilux, Moraes precisa realizar treinos físicos para lidar com o forte impacto físico. O piloto revelou que anda cerca de 400 km de bicicleta por semana, além de fazer musculação e treinos funcionais.
"Trabalhamos bastante o fortalecimento do tronco, pescoço e cabeça, pois lidamos com estradas estreitas, dunas e terrenos acidentados que geram impactos intensos. Além disso, realizamos testes para aprimorar reflexos e coordenação motora, fundamentais para as competições. Para isso, faço bastante musculação, treinos de resistência, funcional com bolas e cordas, técnicas de direção e pilotagem. Costumo andar bastante de bicicleta, cerca de 400km por semana, que ajuda no condicionamento físico", disse. Lucas Moraes.
O piloto falou também sobre a necessidade de manter uma alimentação regulada, além da hidratação do corpo: "Temos um planejamento alimentar bem monitorado para garantir disposição ao longo de um dia de competição, que envolve consumo de muita proteína, pouca gordura e alimentos ricos em carboidratos, para repor as calorias perdidas durante as provas. Após cada especial, focamos na hidratação e na reposição de líquidos para recuperar as energias."
Lucas Moraes não deixou de lado o lado mental. O top 3 mundial revelou consultas terapêuticas e destacou também a importância de manter conversas com a equipe para definir a preparação para as competições.
"O rali é um esporte desafiador, e alguns resultados ruins fazem parte do processo. O mais importante é aprender com cada prova e buscar evolução constante. Sempre converso com minha equipe e com meu navegador para analisarmos cada etapa e ajustarmos nossa estratégia, garantindo que estejamos preparados para qualquer desafio, além de sessões com a minha terapeuta para saber lidar com contratempos que podem minar nossa mente em uma competição."
O atleta realiza as preparações diariamente aguardando o início da próxima etapa do Mundial de Rally Raid, que acontecerá na África do Sul, entre 18 e 24 de maio. Na etapa do deserto de Abu Dhabi, o brasileiro ocupou a segunda posição do ranking, atrás apenas de Nasser Al- Attiyah, do Qatar.
O piloto do Brasil é tricampeão do Rally dos Sertões e conquistou pódio no Rally Raid no Marrocos em 2024. Moraes venceu ainda por três vezes o Capacete de Ouro, de 2023 a 2025, consolidada premiação brasileira realizada pela Revista Racing.

ASSUNTOS: Esportes