Novo patrocínio do São Paulo prevê mais de R$ 600 mi fixos e dobra até 2030
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SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O contrato de patrocínio de até R$ 1 bilhão do São Paulo com a Superbet tem mais de 60% de seu valor total fixo, com aumento progressivo que vai praticamente dobrar o pagamento anual em 2030, no centenário do clube.
O CEO da Superbet, Alexandre Fonseca, afirmou à reportagem que mais de R$ 600 milhões do montante são fixos, ou seja, não dependem de metas. O empresário preferiu não destrinchar valores, mas cravou que mais da metade da quantia total é assegurada no novo acordo.
"O contrato tem uma parte muito significativa fixa. Obviamente que eu não tenho a intenção de entrar em números absolutos, mas mais de 60% do valor divulgado hoje [R$ 1 bilhão] é fixo. E aí você tem os 40% [restantes] baseados não só em performance, mas em outros gatilhos que acabam subindo o valor de São Paulo ano a ano", afirmou Fonseca.
Os outros 40% previstos no contrato virão de bônus por performance e mais gatilhos. As quantias variam de acordo com o torneio e não serão ativadas exclusivamente em caso de título.
"Não tem [que ganhar tudo para ativar o bônus]. As métricas de sucesso, óbvio que são infladas quando se ganha um campeonato, mas não significa que você só ativa a bonificação nesse caso. Existe a relevância em você jogar uma final de Libertadores e jogar uma final de Copa do Brasil, por exemplo. E ainda que você perca, sendo o vice-campeão, existe uma legibilidade de bônus naquele momento", disse ainda o CEO da Superbet.
O valor da parcela anual do patrocínio vai subir ao longo das seis temporadas de contrato, dobrando em 2030. "É um aumento, em média, acima de 100%", disse Fonseca. Antes da reformulação do contrato, a Superbet pagaria R$ 52 milhões ao clube neste ano.
A reportagem apurou que a média anual de valores fixos mínimos a serem recebidos pelo São Paulo fica na casa dos R$ 103 milhões. O montante inicia menor em 2025 e conta com um aumento gradativo até 2030. Na última temporada do acordo, o valor é praticamente o dobro do que o São Paulo irá receber no primeiro ano.
DE OLHO EM TRIO DE RIVAIS
A casa de apostas e o São Paulo também definiram que vão monitorar contratos de rivais para eventuais incrementos. A medida foi pensada após o acordo inicial, fechado no ano passado, ter ficado rapidamente defasado com Corinthians, Palmeiras e Flamengo anunciando patrocínios com valores consideravelmente superiores.
"A gente vive num país onde você tem altos índices de inflação, então tem que levar isso em consideração obrigatoriamente. Existe uma outra métrica também que entende e acompanha a dinâmica de mercado. A gente já previu nesse contrato a criação de um índice que acompanha uma eventual subida de [patrocínios de] outros clubes, como Flamengo, Palmeiras, Corinthians para evitar que exista uma defasagem, como era o caso anteriormente", falou Fonseca.
"Em janeiro de 2024, quando a gente anuncia o patrocínio do São Paulo, foi o maior contrato de patrocínio máster do Brasil naquela época. Na sequência disso, vem o Corinthians anunciando um patrocínio gigante, o Flamengo reajustando para um valor maior do que o do Corinthians. E agora, mais recentemente, o Palmeiras fechando com uma concorrente nossa um contrato também de valor muito expressivo.
E aí a gente olha um contrato que foi fechado como o maior de patrocínio master do Brasil até então se tornar extremamente defasado frente a outros clubes. Então, visto que o negócio já não era bom para o São Paulo e nos deixava ali expostos, a gente decidiu fazer não só a extensão, mas também o aumento expressivo do valor pago com o pioneirismo de um contrato de seis anos no futebol brasileiro", disse ainda Fonseca.
A renovação do patrocínio é o segundo contrato de longo prazo do 'Projeto Centenário 2030' do São Paulo. O clube lançou a iniciativa no final de outubro, anunciando a extensão com a Ademicon, que foi a primeira marca a aderir à parceria longeva.

ASSUNTOS: Esportes