Compartilhe este texto

Presidente da Concacaf defende time de James no Super Mundial e gera climão

Por Folha de São Paulo

25/03/2025 13h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A retirada do León (México) —time do ex-São Paulo James Rodríguez— do Super Mundial de Clubes da Fifa gerou um climão entre Victor Montagliani, presidente da Concacaf, e o Alajuelense, clube da Costa Rica que pode herdar a vaga dos mexicanos na competição.

Montagliani defendeu a permanência do León no Super Mundial. O time mexicano pode recorrer da decisão da Fifa no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

"É um processo legal, o Grupo Pachuca [dono do León] tem a possibilidade de ir ao CAS. Não sei o que vai acontecer, nós respeitamos o processo legal, mas, para mim, como presidente da Concacaf, apoio o León, porque ganhou a Concachampions [em 2023] em campo. Nós esperamos que, no fim, eles estejam no Mundial de Clubes", disse Montagliani ao canal TUDN.

O Alajuelense se incomodou com a fala do dirigente e apontou "grave transgressão ao dever da neutralidade". O clube foi o responsável por expor a irregularidade que culminou na retirada do León do Super Mundial.

"Tanto o Alajuense quanto o León são integrantes da Concacaf. Por isso, as declarações do presidente constituem uma grave transgressão ao dever da neutralidade, ao princípio de imparcialidade e a lealdade institucional que deve reger a atuação de toda autoridade desportiva internacional", afirma trecho de nota oficial do Alajuelense.

O time costa-riquenho foi à Fifa em novembro em 2024 para denunciar a irregularidade nas participações de León e Pachuca no Super Mundial. As duas equipes pertencem ao Grupo Pachuca, do empresário Jesús Martinez Patiño, algo que vai de encontro ao regulamento da competição internacional.

A Fifa não respondeu imediatamente, e o Alajuelense levou o caso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A Fifa aguarda a decisão do tribunal, mas já retirou o León. A entidade não explicou o motivo de ter escolhido o León e não o Pachuca.

A entidade máxima do futebol não indicou o substituto do León, mas o Alajuelense é favorito a herdar a vaga. A Fifa deve repassar a vaga para o ranking da Concacaf, e tanto México quanto EUA já bateram o limite de participantes. Dessa forma, o herdeiro deve ser o costa-riquenho, 15º colocado do ranking e abaixo apenas de times mexicanos e estadounidenses.

Quem está de olho nesta "crise" é o Flamengo. Isso porque o León estava no grupo do Rubro-Negro, que ainda conta com Esperánce (TUN) e Chelsea (ING).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes