Compartilhe este texto

Recordista mundial é 'só' bronze no salto em altura; brasileira deixa final

Por Folha de São Paulo

04/08/2024 16h45 — em
Esportes



PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) - A final feminina do salto em altura nas Olimpíadas de Paris foi decepcionante para Iryna Gerashchenko. A ucraniana, que obteve recorde mundial de 2,10m há menos de um mês, não passou nem perto de repetir o desempenho e passou apenas dos 1,95m, suficiente para o bronze.

Yaroslava Mahuchikh, compatriota de Gerashchenko, saltou 2m e ficou com o ouro. A australiana Nicola Olyslagers foi medalhista de prata, e sua conterrânea Eleanor Patterson dividiu o bronze com Gerashchenko.

A decisão foi marcada pela desistência de Valdileia Martins. A brasileira, que igualou o recorde nacional de 1,92m durante a classificatória, tem entorse no tornozelo e não reuniu condições de competir na decisão deste domingo (4).

COMO FOI A FINAL

Atleta da casa foi a primeira eliminada. Entre aquelas que saltaram na decisão, a francesa Nawal Meniker foi a primeira a não superar o sarrafo. Ela errou cinco de seis saltos tentados e foi eliminada na marca de 1,91m. Buse Savaskan (Turquia) e Tatiana Gusin (Grécia) deixaram a competição na mesma altura.

Geraschenko fora nos 1,98m. Após as oito atletas restantes superarem a marca de 1,95m (Safina Sadullayeva e Elena Kulichenko apenas na última tentativa), os 3cm extras se provaram um obstáculo difícil até mesmo para a recordista mundial. Apenas a australiana Nicola Olyslagers e a ucraniana Yaroslava Mahuchikh passaram, ambas no primeiro salto.

Mahuchikh tentou 2,04m, não conseguiu, mas saiu com o ouro. A ucraniana superou Olyslagers e, mesmo errando, não teve motivos para reclamar. Geraschenko dividiu o bronze com a australiana Eleanor Patterson.

A brasileira chegou à final com problema no pé esquerdo. Valdileia sofreu entorse durante a classificação, mas ainda assim foi ao Stade de France com esperanças de disputar a decisão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes