Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF
Ronaldo, ex-jogador e atual dono do Valladolid, confirmou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas eleições de 2026. O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira já havia expressado anteriormente seu desejo de assumir a entidade, e nessa segunda-feira (16), em entrevista à imprensa, reiterou sua intenção de se candidatar. Para oficializar sua candidatura, Ronaldo precisa do apoio de pelo menos quatro federações e quatro clubes.
O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ocupa o cargo até março de 2026, mas pode convocar as eleições até março de 2025. Ronaldo pretende rodar o Brasil para buscar apoio dos presidentes das federações e clubes, visando uma conversa pessoal com cada um para conquistar seu voto. Ele afirmou ter planos para a CBF e quer estabelecer um diálogo direto com as partes envolvidas.
A eleição da CBF envolve um colégio eleitoral composto por federações e clubes, com pesos diferentes para cada um. As federações dos 26 estados e do Distrito Federal têm peso três, os clubes da Série A têm peso dois, e os da Série B têm peso um.
A CBF atravessa um período de instabilidade política, com a gestão de Ednaldo Rodrigues sendo contestada judicialmente, e o Supremo Tribunal Federal ainda precisa decidir sobre sua permanência no cargo. Ronaldo, por sua vez, defende a ideia de dar mais voz aos jogadores dentro da CBF.
Veja também
ASSUNTOS: Esportes