Compartilhe este texto

Guru indiano é condenado a 20 anos de prisão por estupro

Por Portal Do Holanda

28/08/2017 15h27 — em
Mundo


Foto: Foto: AP Photo/Tsering Topgyal, File

Condenado por estuprar duas de suas discípulas, o guru Gurmeet Ram Rahim Singh, muito popular na Índia, foi condenado a 20 anos de prisão nesta segunda-feira (28). A sentença foi anunciada dias depois de um tribunal considerá-lo culpado, nesta sexta-feira, o que motivou protestos violentos entre seus seguidores e a polícia, com 32 mortos, cerca de 250 feridos e algo em torno de mil manifestantes detidos.

Singh vai ficar preso por 10 anos para cada estupro cometido. Os advogados de defesa explicaram que as penas serão cumpridas consecutivamente, não concomitantemente. Assim que acabar de pagar pelo abuso de uma discípula, começará a pagar pelo outro crime.

Líder do grupo espiritual Dera Sacha Sauda, o indiano foi considerado culpado por estuprar duas seguidoras em 2002 na sede de seu movimento, na cidade de Sirsa. Seus defensores protestaram incendiando duas estações de trem, postos de combustível e veículos de emissoras de televisão em cidades do Norte do país, logo depois que o veredicto foi anunciado, disseram testemunhas.

Um advogado das vítimas alega que outras 50 mulheres denunciaram casos semelhantes de abuso. Utsav Singh Bains contou à agência France Presse que estas vítimas deveriam estar amedrontadas em acusar e depor contra o guru.

Por conta da revolta, um toque de recolher foi imposto em três distritos de Punjab que são redutos do grupo Dera Sacha Sauda. Nesta segunda-feira, data marcada para o anúncio da sentença do guru de 50 anos, o policiamento nas vias foi reforçado diante do temor de novos protestos.

Com seu gosto por roupas chamativas e por usar muitas jóias, o chefe espiritual da seita Dera Sacha Sauda tem uma fortuna estimada em US$ 50 milhões (cerca de R$ 157 milhões).

O longo processo que terminou com a sua condenação por estupro não foi o único imbróglio judicial com o qual o guru se envolveu. Em 2015, Gurmeet Ram Rahim Singh foi acusado de incentivar 400 de seus discípulos a se castrar, alegando que assim eles ficariam mais próximo dos deuses. o chefe espiritual também foi processado em uma investigação sobre o assassinato de um jornalista em 2002.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: estupro, guru, Mundo

+ Mundo