Compartilhe este texto

Resistência do homem em cuidar da saúde dificulta diagnóstico de câncer de próstata

Por Portal Do Holanda

01/11/2018 22h03 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Pixabay

Manaus/AM -  A resistência da população masculina em cuidar da saúde e a falta de informação contribuem para diagnóstico tardio do câncer de próstata no País, conforme o médico urologista Adriano Maia Siqueira, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Urologista há 16 anos, Adriano Maia explicou que a resistência masculina não é apenas em relação à realização do exame de próstata – utilizado no diagnóstico da neoplasia. O que ocorre é que o homem não tem o hábito de ir ao médico. Assim, conforme o especialista, o movimento mundial Novembro Azul (comemorado no dia 17) é um oportunidade para alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“As chances de cura são maiores quando o câncer de próstata é diagnosticado na fase inicial, assim como ocorre com outras neoplasias, aumentando em 90% as chances de cura. O homem não pode procurar o médico apenas quando os sintomas estão evidentes”, alertou Adriano Maia. 

Números – Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 68.220 mil novos casos de câncer de próstata no País, em 2018. Na FCecon foram diagnosticados 48 casos em 2016 e 101 casos em 2017. Em 2018, são 118 casos, até setembro..

O câncer de próstata é uma neoplasia maligna, sendo o mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A doença é silenciosa, não apresenta sintomas. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 Tratamento – O médico urologista explicou que o tratamento varia entre os indivíduos, o qual é influenciado por fatores como idade do paciente e estágio da doença. Para a doença localizada, o tratamento pode ser cirúrgico e radioterápico. Se detectada em estágio avançado, o indicado é a radioterapia ou cirurgia, juntamente com tratamento hormonal.  Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

 Prevenção – Atualmente, a principal maneira de prevenção é o diagnóstico precoce. Todavia, alguns hábitos devem ser evitados – o excesso de bebidas alcoólicas, gordura saturada, tabagismo, obesidade e sedentarismo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: EXAME, Manaus, próstata, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar