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Hackers criam páginas falsas no Facebook para disseminar propagandas enganosas

Por Portal Do Holanda

30/03/2017 4h23 — em
Tecnologia


Foto: Reprodução

Você já deve ter se deparado com páginas falsas de grandes empresas no Facebook, que oferecem promoções duvidosas com links não oficiais. Pois bem, de acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, essa prática está cada vez mais comum.

Promoções mentirosas de empresas como Casas Bahia e Ponto Frio são criadas para atrair as vítimas e permitir que golpes sejam aplicados. Ao clicar no link dessas ofertas, o usuário é direcionado para uma página fraudulenta, porém idêntica à original.

Um vez que a compra é efetuada, o criminoso tem acesso aos dados bancários da vítima, que não receberá o produto. Com essas informações em mãos, os hackers estão aptos a causar danos financeiros ao consumidor.

Para evitar que a fraude seja descoberta, os usuários são orientados a tirar possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio de mensagem privada na própria rede social. Dessa maneira, os próprios golpistas respondem aos consumidores, incentivando a compra e impedindo que o esquema seja desmascarado.

A PSafe identificou mais de 100 perfis ilegítimos com esse tipo de oferta. Por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers, eles se aproveitam da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas.

Para evitar cair nesse tipo de fraude, valem as dicas de segurança de sempre, como ficar de olho em promoções exageradas, entrar em contato com a empresa via canais oficiais (geralmente identificadas com o selo de verificação da rede social), procurar pelo cadeado de segurança no seu navegador etc.

Fonte: TecMundo


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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