Famosos fazem mutirão de limpeza em lagoa poluída no Rio
RIO - Conhecidos por personagens icônicos na TV, Mateus Solano (com a mulher e a filha Flávia, de 7 anos), Vanessa Giácomo e Fábio Felipe (o policial Expedito, da novela "Pega Pega") desempenharam outro papel na manhã deste domingo. Eles participaram de um mutirão de limpeza no entorno da Lagoa de Marapendi, na Barra, numa ação que envolveu dezenas de pessoas. A iniciativa é fruto de uma convocação feita pelo biólogo Mario Moscatelli para mostrar o estado da lagoa que é considerada por ele a melhor das cinco da região em termos de poluição.
Pneu, pedaços de isopores, lixo de toda ordem e até uma garrucha enferrujada foram encontradas no meio da mata às margens da Lagoa de Marapendi.
- Eu pensei o que fazer por ser famoso? Sempre me preocupei com as causas ambientais. Minha mãe sempre nos deu uma consciência ambiental muito grande O homem está acabando com a sua própria casa. Invocam o nome de Deus para muitas coisas,mas o Deus in natura a gente está acabando com ele. A questão ambiental e a questão das questões. Estamos acabando com tudo que a gente tem. O Dia do meio Ambiente não deveria ser apenas um dia. É todo dia - comentou Solano, ensinando a filha que isopores não são queridos por pessoas que fazem reciclagem do lixo por serem muito leves. - O carioca pensa que lagoas são lixeiras. Isso deve ser repensado urgentemente.
Moscatelli por sua vez disse que a Lagoa de Marapendi é a Disney entre as que existem na região.
- Trazer as pessoas para cá se deu para mostrar que a melhor lagoa em termos de poluição de toda a região está precisando de ajuda. Em frente a um painel com fotos de poluição em várias lagoas, o biólogo criticou a omissão do poder público.
- O Ministério Público Federal apura caixas 2, 3 e 4, secretário preso por pegar dinheiro, e a situação das lagoas continua como sempre esteve há pelo menos 30 anos, que é o tempo que venho denunciando. Estamos aqui para mostrar que a sujeira não vem sou da favela. Aqui, a lagoa é cercada por condomínios. A favela mais próxima fica a cerca de 7 km, perto do Canal de Marapendi. A lagoa da Tijuca hoje em dia é como um tampão, uma rolha. Temos 6 milhões e meio de metros cúbicos de lama e lixo. Passam os anos, os jogos Olímpicos, o Pan-americano, o papa Francisco e nada de solução - criticou Moscatelli.
ASSUNTOS: Mateus Solano, poluiçao, Vanessa Giácomo, Famosos & TV