Compartilhe este texto

Júlio Cocielo pede desculpas por comentário racista: 'Sem querer espalhei o ódio'

Por Portal Do Holanda

05/07/2018 17h00 — em
Famosos & TV



RIO — O youtuber Júlio Cocielo, acusado de racismo após uma postagem sobre o jogador Mbappé, publicou um vídeo com o título “Ignorância” pedindo desculpas pelo comentário. Dono do quinto canal com maior número de inscritos do YouTube no Brasil, o CanalCanalha, ele passou a perder seguidores e patrocinadores após o caso.

“Fiz um comentário muito zoado, muito mal explicado”, diz Cocielo.

Ele afirma que, após a repercussão negativa, procurou explicações sobre o motivo de ter ofendido tantas pessoas. Segundo Cocielo, ao entender melhor como funcionam o “racismo institucional” e o “racismo velado”, ele compreendeu porque seu comentário foi interpretado como racista.

“A gente só precisa prestar atenção nas estatísticas. Por exemplo, muito negro morre sendo confundido com bandido. (...) A gente só precisa se informar. No meu caso, a minha ignorância foi combatida com conhecimento”, reflete o yotuber.

“Sem querer, espalhei o ódio”, diz.

Cocielo gerou revolta ao postar no Twitter que “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia”. Após a repercussão negativa, ele fez um pedido de desculpas e apagou mais de 50 mil tuítes, entre eles outros comentários considerados racistas publicados quando ele ainda era adolescente.

No entanto, mesmo assim acabou perdendo patrocinadores e seguidores de seu canal no Youtube. Segundo publicou o portal “G1”, o site SocialBlade, que mede dados de redes sociais, estima que o influenciador perdeu cerca de 1 mil na terça-feira, 7,5 mil na quarta-feira e 1,5 mil até o fim da tarde de quinta-feira.

A perda não é tão grande diante dos 16,8 milhões de inscritos no CanalCanalha.

“Eu não estou fazendo esse vídeo por marcas. Estou fazendo por mim, por que eu me senti mal. (...) Hoje leio tudo aquilo que postei e me sinto envergonhado”, disse o youtuber em seu pedido de desculpas.

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Júlio Cocielo, Youtuber, Famosos & TV

+ Famosos & TV