Compartilhe este texto

Médica de Isabel Veloso diz que influencer não está em estágio terminal

Por Portal Do Holanda

27/08/2024 14h03 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução Instagram

A médica  Melina Branco Behne, que cuida da influencer Isabel Veloso, falou sobre o estado de saúde da paciente.

Isabel ficou famosa nas redes sociais ao relatar que enfrenta um câncer terminal aos 18 anos. 

Em entrevista ao Gshow, Melina explicou que Isabel não é mais considerada em estágio terminal. “O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia - que eram dores e falta de ar. Agora, o que está sentindo são as ânsias e os vômitos, comuns no início da gestação." explicou.

A médica ainda afirmou que aconselhou a influencer a não engravidar, mas tranquilizou afirmando o tratamento não afeta o bebê. “Quando eu e a Isabel conversamos sobre gestação, ela não andava por causa da dor no corpo e usava oxigênio devido a falta de ar. A orientação foi de não engravidar porque os sintomas poderiam piorar. E ainda: seria mais difícil controlá-los porque durante a gestação alguns medicamentos são contraindicados", explica a especialista, que garante que a quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos já feitos não atrapalharão o desenvolvimento da criança”.

Segundo a médica, Isabel tem Linfoma de Hodgkins e a doença não responde mais aos tratamentos, por isso a jovem faz apenas cuidados paliativos.

“O que fazemos são cuidados paliativos. Na prática significa que, não tendo mais o tratamento, a cura, para a doença do paciente, nós vamos focar em controlar os sintomas. E assim garantir que todas as necessidades do paciente e dos familiares sejam atendidas", explicou.

Melina ainda afirmou que devido a gravidez, o uso do canabidiol foi suspenso. “Embora o canabidiol seja considerado seguro, os seus efeitos em gestantes e lactantes ainda precisam de mais estudos. Por isso, optamos pela suspensão do tratamento. Ela já usou muitas medicações, inclusive opiódes fortes, que não controlavam as dores. A partir do momento que iniciou o canabidiol, chegou a ficar sem sentir os sintomas da doença", contou.

“A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida - por isso podemos dizer que ela está em cuidados paliativos. Já o estágio terminal é um termo usado para se dirigir ao paciente que o processo ativo de morte já se iniciou e não tem retorno", afirmou.

Melina ainda explicou que Isabel também é  acompanhada por um oncologista.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV