No ar desde 1989, animação 'Os Simpsons' pode acabar este ano, diz site
A icônica série de animação Os Simpsons, no ar desde 1989 sem interrupções, enfrenta incertezas sobre seu futuro. De acordo com o site "Notícias da TV", a rede Fox, que exibe a série nos Estados Unidos, não encomendou à Disney a produção da 37ª temporada. Assim, a 36ª — atualmente em exibição — pode ser a última, com término previsto para maio deste ano.
O possível fim do ciclo regular de temporadas acendeu um alerta nos bastidores, já que a produção de animações como Os Simpsons requer um planejamento extenso. Para novos episódios irem ao ar entre setembro e outubro de 2025, a sala de roteiristas deveria ter iniciado os trabalhos em novembro de 2024, enquanto os animadores deveriam começar os desenhos neste mês de janeiro.
A incerteza é agravada pelos altos custos da produção. Desde que a Disney adquiriu os estúdios de cinema e TV da Fox em 2019, a emissora — que permaneceu sob controle de Rupert Murdoch — precisa comprar os episódios diretamente da gigante do entretenimento. Contudo, com a receita publicitária em declínio e sem a antiga lucratividade proveniente de DVDs e direitos de reprise, a viabilidade financeira da série na Fox tornou-se mais difícil.
Nos últimos anos, a Disney chegou a renegociar valores por episódio, reduzindo os custos. Isso resultou em uma temporada atual mais curta, com 18 episódios, enquanto o restante do conteúdo foi destinado ao Disney+, incluindo dois especiais de Natal já lançados na plataforma.
Embora a continuidade de temporadas regulares esteja ameaçada, Os Simpsons não deve desaparecer por completo. Fontes do setor indicam que a série pode migrar definitivamente para o streaming, com episódios ou especiais lançados sem uma periodicidade fixa. Até o momento, a Disney não comentou oficialmente o assunto.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV