“Pânico" causa revolta entre internautas e é denunciado pela OAB por racismo
Um quadro do “Pânico na Band” que faz paródia do programa “MasterChef" causou revolta nas redes sociais.
No “Pânico's Chef”, o humorista Eduardo Sterblitch se pinta de preto para interpretar o ‘Africano’, personagem que se expressa através de gritos e grunhidos.
Muitas pessoas usaram as redes sociais para criticar o personagem acusando o humorístico de racismo e humilhação contra o povo africano. A polêmica foi tanta que a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra fez uma denúncia à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial acusando o programa de “afronta racial”.
A comissão ligada ao Conselho Federal da OAB disse que o quadro contribui para “perpetuar os efeitos e resquícios da escravidão negra”. “As pessoas que produzem o personagem, o próprio ator ou as que estão rindo disso não percebem toda a carga de racismo, que tem origem na escravidão”, disse Humberto Adami, presidente da entidade ao “Folha de S. Paulo”.
O “Pânico" pediu desculpas a quem se sentiu ofendido em nota divulgada nessa segunda (10). “O programa ‘Pânico' está há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadores com nenhuma de suas atrações, mas sim levar entretenimento com seu humor característico”, dizia a nota.
No Facebook, Eduardo Sterblitch também se desculpou: "Não sou Racista! E também estou chorando... A quem deixei triste ou pior, peço desculpas por minha IGNORÂNCIA ! Que, pelo menos, eu sirva de exemplo! Para que isso não aconteça mais".
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Famosos & TV