Saiba o que é a fibromialgia, doença que tirou Lady Gaga do Rock in Rio
A cantora Lady Gaga, principal atração do primeiro dia de Rock in Rio, anunciou ontem que não vai mais se apresentar no festival por conta de uma dor crônica que sente nos quadris, relacionada à fibromialgia.
De acordo com o reumatologista e professor da Uerj, Geraldo Castelar, a doença é uma síndrome crônica caracterizada por dores generalizadas, associadas a sintomas como fadiga, distúrbio do sono e intestino irritável:
— A fibromialgia é um distúrbio de regulação da dor, que não tem causa conhecida. O que entendemos é que os acometidos sentem mais dor que outras pessoas, e que situações de estresse são gatilho para a crise. Por isso, ela é frequentemente associada à ansiedade e à depressão.
Pessoas com instabilidade emocional, explica o médico, tendem a apresentar o quadro com mais frequência. O diagnóstico é clínico, feito a partir da exclusão de outras possíveis causas para a dor generalizada observada por mais de três meses.
O tratamento tem como o objetivo de diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. De acordo com Jose Eduardo Martinez, presidente da comissão de fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o método une medicação e outras terapias:
— É bom que o paciente pratique exercícios físicos, para manter o corpo fortalecido e em movimento, bem como o controle do estresse, que pode ser realizado com acompanhamento psicológico, como a terapia cognitiva comportamental. No lado dos medicamentos, existem alguns que ajudam a modular a dor.
ASSUNTOS: Famosos & TV