Saiba o que é Legendários, grupo que cobra R$ 81 mil e atrai homens famosos

ouça este conteúdo
|
readme
|
Os influenciadores Eliezer, Gustavo Tubarão, Thiago Nigro, e os empresários Neymar Pai e Kaká Diniz, marido da cantora Simone Mendes, são alguns dos famosos que aderiram ao movimento Legendários, retiro espiritual voltado exclusivamente para homens que tem chamado atenção nas redes sociais.
De acordo com a organização, o propósito do Legendários é ajudar os homens a retomarem o senso de propósito e “formar um herói em cada família”, promovendo mudanças pessoais que reverberem também em suas casas e comunidades.
Desde sua criação, em 2015 na Guatemala, o movimento já chegou a 13 países e 70 cidades, alcançando mais de 52 mil participantes. Um dos princípios centrais do retiro é formar homens “inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”.
Apesar do crescimento, o movimento se tornou alvo de críticas, especialmente nas redes como o TikTok. Isso porque mesmo afirmando não ter vínculos religiosos, os encontros costumam começar e terminar em igrejas evangélicas, o que levantou questionamentos sobre a real neutralidade religiosa da iniciativa.
Outro ponto controverso diz respeito ao custo de participação, que pode chegar até R$ 81 mil para que os membros possam participar de experiências, não reveladas abertamente.
Outro ponto bastante criticado nas redes sociais é o fato de muitos homens procurarem o retiro após episódios de traição conjugal, com o objetivo de reconstruir o relacionamento por meio da “transformação espiritual”.

ASSUNTOS: Famosos & TV