Ministério da Saúde anuncia o fim do surto de febre amarela no país
O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta quarta-feira, o fim do surto de febre amarela, porque o último caso da doença registrado no Brasil foi em junho deste ano. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Barros durante o anúncio do novo boletim epidemiológico, em Brasília, sobre a situação da febre amarela no país e também as ações realizadas para conter o surto.
Desde o início do surto, em 1º de dezembro de 2016, até 1º de agosto de 2017, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Para conter a transmissão, o Ministério da Saúde disse que enviou 36,7 milhões de doses da vacina aos estados brasileiros, ao longo deste ano.
Conforme o balanço, a região Sudeste concentrou a maioria dos casos de febre amarela desde o ano passado, com 764 casos confirmados.
O ministro também apresentou o balanço dos casos e vacinação de influenza. Em 2017, foi registrada baixa circulação da doença no país. O número de casos teve redução de 81% em relação ao ano passado.
Em 2017, foram vacinadas 51,8 milhões de pessoas contra influenza, uma cobertura de 87,5% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Ministério, quem já foi vacinado contra febre amarela — em qualquer momento da vida — não precisa de dose de reforço. Ressaltou ainda que a vacina contra febre amarela é contraindicada para menores de 6 meses, pessoas imunossuprimidas e com reação alérgica grave a ovo.
ASSUNTOS: Febre amarela, ministério da saúde, surto, Brasil