Compartilhe este texto

FGTS: Caixa antecipa segunda etapa de saques das contas inativas

Por Portal Do Holanda

05/04/2017 9h23 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal decidiu antecipar de segunda-feira, dia 10 de abril, para este sábado, dia 8 de abril, o início de saques das contas inativas do FGTS para os 7,7 milhões de trabalhadores que nasceram nos meses de março, abril e maio e têm direito aos recursos. Duas mil agências abrirão das 9h às 15h no sábado.

A instituição informou ainda que as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo nos dias 10, 11 e 12 de abril, ou seja, de segunda a quarta da próxima semana.

O trabalhador poderá sacar todo o seu saldo de contas inativas do FGTS até o dia 31 de julho deste ano. Contas inativas são aquelas de empregos anteriores, da qual o trabalhador saiu por ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa. Todos os trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar os recursos.

Como o EXTRA antecipou na segunda-feira, o banco decidiu abrir um sábado no mês de abril para atender os trabalhadores, o que não estava previsto no calendário oficial da instituição. Pelo anúncio inicial da Caixa, no entanto, a previsão era a de que no dia 8 apenas poderiam ser tiradas dúvidas e feitas atualizações cadastrais. Mas a Caixa conseguiu viabilizar a operação de saques a tempo.

Com medo do grande número de clientes que têm direito de sacar os recursos nessa etapa, o banco resolveu antecipar a data de pagamentos para o sábado. No fim de semana, o atendimento é feito apenas para quem quer sacar recursos do fundo. Isso libera as agências da Caixa no início do mês, quando estão mais movimentadas por causa dos pagamentos de salários.

- É uma decisão estratégica - frisou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em entrevista coletiva.

Há pelo menos R$ 11,2 bilhões em contas inativas dos FGTS disponíveis para saques nesta segunda fase do programa. Na primeira etapa, em março, quando trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro foram autorizados a resgatar seus recursos, 3,7 milhões de pessoas fizeram saques, que somaram R$ 5,9 bilhões. Somente na Caixa, 24 mil clientes usaram o dinheiro para pagar dívidas.

Desses 7,7 milhões de trabalhadores desta segunda etapa, 2,3 milhões vão receber automaticamente os recursos em suas contas da Caixa no dia 8 de abril.

Atenção para o prazo

O calendário prevê o pagamento do saldo das contas inativas até o dia 31 de julho. Desde 10 de março, os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro podem sacar os recursos. Pelo cronograma inicial, quem nasceu em março, abril e março poderia sacar o dinheiro a partir de 10 de abril, mas agora a data foi antecipada para 8 de abril. Os trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto terão acesso ao dinheiro a partir de 12 de maio. De 16 de junho em diante, poderá sacar os recursos quem nasceu em setembro, outubro e novembro. Já os nascidos em dezembro terão direito ao saque a partir de 14 de julho. É preciso ficar atento ao prazo, até 31 de julho. Quem não sacar até esta data, não terá mais direito.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: FGTS, saques das contas inativas, Brasil

+ Brasil