Compartilhe este texto

Fieam realiza encontro com representantes das startups de Manaus

Por Portal Do Holanda

25/09/2017 20h16 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) através do seu Centro Internacional de Negócios (CIN-AM) realizam no próximo dia 29 (sexta-feira) de 19h às 21:30h a 36° edição do Meetup, evento que reúne o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Estado – as conhecidas startups - e congrega empreendedores de diversos nichos, especialmente entusiastas de Tecnologia e Informação e Aplicativos.

O evento acontece em parceria com a “Startup Manaus – Comunidade Jaraqui Valley”, que nasceu em 2014 com o objetivo de conectar e promover astartups de Manaus. Nesta edição do Meetup, a comunidade será apresentada para a indústria e o comércio do Estado, ganhando a oportunidade de criar novas parcerias e obter espaço no mercado manauara.

Para o Gerente do CIN, Marcelo Lima, estas empresas terão o evento como o momento para apresentar casos de sucesso e ganhar visibilidade. “Pela primeira vez, eles terão a oportunidade de formalizar a Jaraqui Valley para as empresas, universidades e entidades, apresentando episódios de vitórias já conquistadas, mostrando o potencial e os tipos de serviços que cada startup que participa da comunidade oferece”, afirma.

 

O evento

O Meetup acontece mensalmente há dois anos, com locais definidos pela comunidade, que variam entre praças, restaurantes e bares. Desta vez, o evento vai acontecer dentro da sede da Fieam, no auditório Auton Furtado Junior. Segundo o líder da Jaraqui Valley, Marcelino Macêdo, nesta edição, os membros da comunidade estão buscando novos rumos. “Buscamos a parceria com o CIN para a formalização da comunidade dentro da indústria de médio e grande porte, uma vez que já nos encontramos maduros para isso” destacou.

A partir da troca de conhecimento e discussões sobre os principais assuntos de inovação, metodologias, tecnologias e tendências, o Meetup visa inspirar e apoiar os profissionais que estão preparando as empresas para os desafios do futuro. Marcelino afirma que o principal objetivo da comunidade com esta edição especial é saber dos setores da indústria e comércio do Estado os problemas reais, para que novas startups que surgem possa criar soluções já com foco nesses impasses.

“Queremos junto com essa nova parceria buscar saber desses problemas das empresas para que elas abram a mente para poder usar startups como soluções, que é o que já acontece lá fora, as grandes empresas vão em busca de Startups, como a Globo, a Brasken, o Bradesco, o Itaú entre muitos outros”, afirma o líder da comunidade.

 

O que são startups?

O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande "bolha da internet". Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível. Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

 

Convidados

Alguns convidados a participarem do evento são; a Samsung; o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio); a Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam); a Secretaria Municipal de Finanças; a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad); a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Fieam, Manaus, startup, Amazonas

+ Amazonas