Oficina monitora e indicadores prioritários da saúde em Manaus
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta sexta-feira (7) parte das oficinas de monitoramento e avaliação dos Indicadores Prioritários de Atenção e Vigilância em Saúde. O evento aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, bairro Flores, e reuniu gestores das áreas técnicas da Semsa e das UBSs da zona Sul de Manaus.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, as oficinas representam uma das etapas do processo de monitoramento das ações desenvolvidas pela Semsa, executadas pelas UBSs. No modelo de gestão que tem sido adotado hoje na Semsa, existem metas concretas para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Nesse modelo, cada UBS tem objetivos que precisam ser alcançados, priorizando os 23 indicadores estabelecidos de acordo com o perfil epidemiológico de Manaus.
Indicadores
A subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire da Silva, explicou que a Semsa prepara as oficinas de monitoramento e avaliação dos indicadores a cada trimestre, divididas entre os cinco Distritos de Saúde (Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural).
O Ministério da Saúde, lembra a subsecretária, trabalha com mais de 120 indicadores, mas a Semsa vem priorizando 23 deles levando em consideração as principais questões e demandas em saúde no município de Manaus.
Os indicadores envolvem ainda questões como a média de consultas de pré-natal por gestante, consultas para menores de dois anos, coleta de material citopatológico do colo do útero, consulta por diabético e por hipertenso, consultas odontológicas, visitas a serem realizadas pelo ACS, cobertura de acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, cobertura vacinal, contatos examinados de casos novos de hanseníase, testes de sífilis por gestante, testes de HIV realizado, entre outros.
Programação
A série de oficinas teve início na última segunda-feira, 03/07, com as UBSs do Disa Norte, seguido do Disa Leste, (05/07). O trabalho será encerrado na próxima semana com as UBSs do Disa Oeste, 11/07, e Disa Rural, 13/07.
Para a gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Nascimento, o monitoramento e a avaliação dos indicadores representam um instrumento de gestão extremamente eficiente, contribuindo na melhoria dos serviços oferecidos nos Distritos de Saúde.
“É um trabalho fundamental e que precisa ser contínuo na rotina dos serviços. Tem ajudado os diretores das UBSs a identificar os problemas, a encontrar estratégias para superar as dificuldades e estimulando as equipes de saúde a ultrapassar as metas. O objetivo final é garantir o melhor serviço em saúde para a população”, afirmou Oriana Nascimento.
Veja também
ASSUNTOS: fiscalização, Semsa, sistema, Amazonas