Prefeito de Florianópolis é preso durante operação da PF
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi preso durante a operação "Chabu" da Polícia Federal, que tem como alvo desarticular uma organização acusada de violar o sigilo de operações policiais em Santa Catarina. A prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (18).
Um delegado da PF, Fernando Caieron, também foi preso, assim como o secretário da Casa Civil de Florianópolis, Luciano Veloso Lima. De acordo com a PF, 30 mandados estão sendo cumpridos, com 23 sendo de busca e apreensão e sete de prisão temporária. As ações foram autorizadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
As suspeitas contra o prefeito ocorreram após outra operação, a Eclipse, que foi realizada em 2018, onde a PF atestou a existência do grupo suspeito, com ramificações na esfera política, empresarial, entre servidores públicos do município e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O grupo é suspeito de praticar crimes de corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, associação criminosa e por interferência em investigações penais.
ASSUNTOS: Florianópolis, Gean Loureiro, PF, Santa Catarina, Política