Juiz afasta dono da Friboi de conselho de administração do grupo J&F
BRASÍLIA - O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira mandou afastar nesta sexta-feira o empresário Joesley Batista da presidência do conselho da administração do grupo J&F e de umas de suas empresas, a Eldorado, que atua no ramo de celulose. O grupo J&F é uma holding da qual também fazem parte o frigorífico JBS e a marca Friboi. Vallisney determinou ainda o bloqueio de todas as ações do grupo J&F na Eldorado. Há uma investigação aberta contra a Eldorado por possíveis irregularidades na obtenção de recursos financiados por fundos de pensão.
Joesley tinha firmado em setembro do ano passado um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que, entre outras coisas, previa a contratação de uma auditoria independente para a Eldorado. Segundo o MPF, a medida não foi cumprida, uma vez que o trabalho contou com pessoas ligadas à empresa. Assim, o MPF pediu a revogação do acordo e a adoção de uma série de medidas restritivas, que foram atendidas por Vallisney, juiz da 10ª Vara Federal de Brasília.
O magistrado também proibiu Joesley de deliberar sobre qualquer assunto relacionado à administração da Eldorado. Mandou ainda que seja escolhido, em 30 dias, um nome do mercado para presidir o conselho de administração da empresa de celulose. E determinou que todos os documentos da Eldorado sejam abertos aos fundos de pensão Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal, e Petros, da Petrobras, para que eles possam, “livres de qualquer interferência, realizar ampla auditoria”.
O juiz ainda proibiu o empresário de se comunicar com qualquer investigado nas operações Greenfield, Sepsis e Cui Bono, com exceção de seu irmão Wesley Batista, também dono da J7&F. Determinou ainda que o empresário comunique à Justiça qualquer viagem ao exterior, a trabalho ou lazer, com antecedência de três dias pelo menos.
"Consigno que se não cumpridas, total ou parcialmente, estas novas medidas após ouvido o Ministério Público Federal, façam-se os autos conclusos para imediatamente se deliberar sobre as medidas judiciais e sanções aplicáveis a Joesley Mendonça Batista, uma vez que já foi suscitado pelo MPF descumprimento anterior de medida imposta, que resultou em novo Termo de Acordo", escreveu Vallisney.
ASSUNTOS: friboi, justiça, operação carne fraca, Economia