Chelsea vence Benfica com gol nos acréscimos e é campeão da Liga Europa
afp.com / Patrik Stollarz
AMSTERDÅ (AFP) - O Chelsea sagrou-se campeão da Liga Europa ao derrotar na final o Benfica por 2 a 1, nesta quarta-feira em Amsterdã.
O jogo foi decidido nos acréscimos, quando o sérvio Ivanovic subiu mais alto que a zaga e balançou as redes de cabeça, levando a torcida londrina ao delírio.
"É uma grande sensação. Nossa equipe merece, foi uma temporada difícil, com muitos jogos", comemorou o herói da noite.
Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. O espanhol Fernando Torres abriu o placar para os 'Blues' com um golaço aos 14 minutos da etapa final e o paraguaio Oscar Cardozo empatou de pênalti aos 23.
Com o triunfo, o Chelsea torna-se o primeiro clube da história a levantar o troféu da Liga Europa um ano depois de ter conquistado a Liga dos Campeões.
O título salva a temporada do time britânico, que deu vexame em dezembro ao ser eliminado na fase de grupos da 'Champions', antes de perder por 1 a 0 para o Corinthians na final do Mundial de Clubes.
Com o bicampeonato na já extinta Recopa (1971 e 1998) e os títulos conquistados nos últimos dois anos, o Chelsea integrou o seleto grupo de clubes que venceram todas as competições europeias, junto com o Ajax, o Bayern de Munique e a Juventus.
O contestado técnico espanhol Rafael Benítez, que assumiu o comando da equipe de forma interina em novembro após a polêmica demissão do italiano Roberto Di Matteo, pode deixar o clube com a sensação de dever cumprido.
"Tivemos uma grande atuação no segundo tempo, diante de uma grande equipe. Os jogadores trabalharam duro durante toda a temporada e me deixaram muito orgulhoso por que não foi nada fácil", comentou o treinador.
Essa vitória tem um sabor especial para Benítez, que foi mal recebido pela torcida por seu forte vínculo com o Liverpool, com o qual conquistou a 'Champions' em 2005 após eliminar o Chelsea nas semifinais.
O espanhol também venceu a Copa da UEFA, versão antiga da Liga Europa, com o Valencia em 2004.
Seu compatriota Fernando Torres, que também teve passagem marcante no Liverpool, conquistou praticamente todos troféus mais importantes do futebol mundial nos últimos anos.
Foram quatro títulos internacionais em três anos: além a Liga dos Campeões (2012) e da Liga Europa (2013) com o Chelsea, venceu a Copa do Mundo (2010) e a Eurocopa (2012) com a seleção espanhola.
Para o Benfica, a temporada que poderia ser histórica está virando pesadelo. Além de amargar o vice-campeonato nesta quarta-feira, o time lisboeta deixou a liderança do Campeonato Português no último sábado ao perder pelo mesmo placar de 2 a 1 para o arquirrival Porto. Na ocasião, também levou um gol nos acréscimos, marcado pelo jovem brasileiro Kelvin, de 19 anos.
Os torcedores 'encarnados' disseram adeus ao sonho da 'tríplice coroa', mas ainda podem soltar o grito de campeão no dia 26 de maio, quando o clube enfrenta o Vitória Guimarães na final da Taça de Portugal.
"A torcida do Benfica foi melhor do que a do Chelsea. Eles mereciam a vitória pela incrível paixão e pelo patriotismo que mostraram", lamentou o técnico Jorge Jesus.
"A derrota foi difícil para mim porque nosso time foi superior durante grande parte dos 93 minutos da partida", completou.
O clube perdeu as últimas sete finais europeias que disputou, após o bicampeonato de 1961 e 1962 na Copa dos Campeões, versão antiga da 'Champions'.
A desilusão na Liga Europa foi cruel, já que os comandados do técnico Jorge Jesus jogaram muito bem e criaram mais chances de gol do que os adversários.
O duelo começou com cinco brasileiros no gramado, três do lado do Chelsea (Oscar, David Luiz e Ramires) e dois no Benfica (o goleiro Artur e o zagueiro Luisão).
O time português partiu para cima desde o início, pressionando muito a saída de bola dos londrinos e trocando passes com velocidade.
Em boa jogada com toques de primeira, o paraguaio Oscar Cardozo ficou em ótima posição para abrir o placar aos 11 minutos de jogo após receber um ótimo cruzamento de Melgarejo, mas seu chute foi travado pela zaga. Sálvio pegou a sobra, mas o brasileiro David Luiz cortou, salvando a equipe londrina.
Sálvio teve outra chance clara três minutos depois, mas isolou a bola na arquibancada.
Os 'Blues' reagiram aos 24, com Oscar, que arriscou da entrada da área para defesa de Artur.
Apesar do forte domínio do Benfica, a melhor chance de gol do primeiro tempo foi do Chelsea, quando o veterano Franck Lampard soltou uma bomba de fora da área aos 37. A bola pegou muito efeito, mas Artur esticou o braço esquerdo e defendeu no reflexo.
O time londrino acabou abrindo o placar aos 14 do segundo tempo. A jogada começou com o goleiro Cech, que achou Mata na intermediária. O espanhol tocou de primeira para o compatriota Fernando Torres, que deu uma linda arrancada.
O atacante se livrou da marcação de Luisão ao ganhar o lance 'no corpo', invadiu a área, driblou o goleiro e chutou sem ângulo para o gol vazio.
O Benfica empatou nove minutos depois. O árbitro marcou pênalti num toque de mão de Azpilicueta dentro da área e Cardozo cobrou com perfeição, mas sofreu cãibras depois do chute e ficou deitado no gramado por alguns segundos.
Enquanto os dois times já se preparavam para disputar a prorrogação, o Chelsea achou sua salvação num lance de bola parada. Mata cobrou um escanteio na segunda trave e Ivanovic cabeceou com categoria, encobrindo o goleiro Artur.
No apito final do juiz, vários torcedores do Benfica choraram, inconsoláveis ao ver a temporada dos sonhos da sua equipe ir por água abaixo com dois gols sofridos nos acréscimos em cinco dias.
O sentimento foi ainda mais amargo quando viram os jogadores do Chelsea receber suas medalhas das mãos de Eusébio, maior ídolo do time português.
NULL
ASSUNTOS: esporte, futebol, Liga Europa, Esportes