Compartilhe este texto

Galo arranca empate heroico no México e encaminha vaga para semifinais

Por Portal Do Holanda

24/05/2013 8h23 — em
Esportes




afp.com / Ramiro Fuentes

MEXICO (AFP) - O Atlético Mineiro jogou muito mal no primeiro tempo, mas soube reagir na etapa final e empatou em 2 a 2 no campo do Tijuana, do México, nesta quinta-feira, na partida de ida das quartas de final da Taça Libertadores, com um gol marcado no último suspiro pelo meia Luan.

Com este empate com sabor de vitória, o Galo pode garantir a classificação para as semifinais mesmo com outro empate por 0 a 0 ou 1 a 1 na próxima quinta-feira, no estádio Independência.

O time mexicano saiu na frente aos 31 minutos de jogo com um gol do atacante colombiano Duvier Riascos, o equatoriano Fidel Martinez ampliou aos sete da etapa final, mas Diego Tardelli diminuiu aos 20 e Luan deixou tudo igual nos acréscimos.

Herói da partida, Luan não começou o jogo como titular e entrou no intervalo no lugar de Bernard, que sentiu dores na coxa.

Pela tabela da competição, quem conquistar a vaga enfrentará o vencedor do duelo 100% argentino entre Boca Juniors e Newell´s Old Boys. No primeiro jogo, que também foi disputado nesta quinta-feira, as duas equipes ficaram no 0 a 0 na 'Bombonera'.

No entanto, se Galo e Fluminense avançarem às semifinais, os dois brasileiros terão que se enfrentar em função do regulamento que procura evitar uma decisão entre clubes do mesmo país.

Mesmo com a vantagem de decidir o confronto diante da sua torcida, o time comandado pelo técnico Cuca precisa encarar com cautela a partida de volta. Nas oitavas de final, o Palmeiras saiu satisfeito do México após empatar sem gols no estádio Caliente, mas acabou sendo eliminado ao perder por 2 a 1 no Pacaembu.

O time mexicano partiu para cima desde o início e o Galo só levou perigo uma vez nos primeiros 20 minutos de jogo, mostrando dificuldade para se adaptar ao gramado sintético.

Aos 3, Ronaldinho mostrou todo seu talento ao lançar Bernard na área com toque um sutil por cima da defesa, mas Gandolfi conseguiu afastar o perigo.

Quatro minutos depois, R10 levou uma bolada no rosto e o jogo ficou paralisado por cerca de um minuto.

O Tijuana criou várias chances com Riascos, que infernizou a vida da zaga atleticana e teve duas boas chances seguidas com disparos de fora da área.

O mesmo Riascos voltou a fazer estragos aos 13, quando sofreu uma falta na entrada da área que quase resultou num gol do time mexicano. Em cobrança ensaiada, Arce rolou para Moreno soltar uma bomba e Victor espalmou para salvar o Galo.

O time mineiro reagiu aos 22 com boa jogada iniciada por Diego Tardelli. O atacante lançou Bernard, que recebeu a bola na esquerda da grande área e cruzou para Jô, que teve duas chances de finalizar, mas foi travado pela zaga adversária.

Em jogada semelhante, Bernard recebeu um lançamento de Ronaldinho três minutos depois e cruzou mais uma vez para Jô, que desviou na direita para Marcos Rocha chutar cruzado para a defesa do goleiro Saucedo.

O Tijuana ameaçou mais uma vez aos 28, com uma bomba da entrada da área de Arce que passou por cima da meta de Victor.

De tanto pressionar, o time mexicano acabou abrindo o placar aos 31 com Riascos, o melhor em campo.

O colombiano recebeu um lindo passe de calcanhar de Moreno e ficou livre na área para balançar as redes com um chute seco, sem chances para o goleiro atleticano.

O Galo sofreu mais um baque aos 33, quando Bernard sentiu dores na coxa e acabou sendo substituído por Luan no intervalo.

O Tijuana voltou com tudo para a segunda etapa e ampliou aos 7 com Fidel Martinez. O 'Neymar equatoriano', que ganhou este apelido por causa do moicano, pegou a sobra de um chute de Moreno que Victor só conseguiu espalmar para o meio da área e tocou para o gol vazio, levando ao delírio os 23.000 torcedores que lotaram o estádio Caliente.

O Galo teve uma boa chance de diminuir dois minutos depois, mas Tardelli bateu em cima do goleiro, que defendeu com o pé.

O atacante se redimiu aos 20 ao mandar a bola para as redes aproveitando a sobra de uma cobrança de escanteio de Ronaldinho desviada pela zaga adversária.

O Galo ameaçou novamente aos 30 quando Jô recebeu a bola na área e foi atingido por um carrinho de um adversário, mas o juiz não apitou pênalti.

Luan mostrou que tem estrela ao fazer o gol de empate nos acréscimos em jogada confusa, quando aproveitou o erro da zaga mexicana e tocou na saída de Saucedo, para o desespero da torcida local.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Atlético Mineiro, esporte, futebol, Esportes

+ Esportes