Gatos podem ter gripe?
![Foto: Pixabay](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-1004550-imagem-foto-1amazonas.jpg)
Quando o inverno chega não só apenas os humanos podem ficar gripados, os cães e gatos também podem desenvolver as tosses canina e felina.
Nos felinos, se não tratada pode trazer graves problemas ao pet. A veterinária Tatiane Manzano explicou ao Canal do Pet, como isso ocorre.
A rinotraqueite é conhecida como gripe felina, e é causada pelo vírus HVF-1, responsável por 45% das infecções nos felinos.
Os sintomas são parecidos com os da gripe humana, os bichanos apresentam secreção nasal, espirro e as vezes tosse, e ainda perda do apetite, febre e desânimo.
De acordo com a veterinária, os filhotes são mais suscetíveis à doença, o agravamento leva a pneumonia e até a morte. A transmissão acontece facilmente de um gato para outro, se houver contato com as secreções, ou pelo mesmo comedouro, cama e caixa de areia.
Os sintomas aparecem em até duas semanas após o contato com o vírus. É importante destacar que os gatos não transmitem o vírus para outras espécies de animais nem para humanos.
O tratamento é feito para aliviar os sintomas, com remédios para febre, analgésicos, vitaminas e corticóides, inalação e as vezes colírios para os olhos.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: gato com gripe, tosse felina, Variedades