5 benefícios maravilhosos de praticar exercícios físicos durante a gravidez
Os exercícios físicos são grandes aliados da gestante para reduzir desconfortos e ajudar a criar uma nova consciência corporal. Porém, durante o período de gravidez qualquer atividade deve ser realizada com autorização médica e acompanhamento profissional. Ainda assim, é importante evitar exercícios de muito impacto e respeitar alguns cuidados fundamentais. A seguir, conheça alguns dos benefícios imediatos do exercício físico para grávidas e bebês.
Vantagens da atividade física na gestação
O acompanhamento médico e a orientação de um profissional da educação física nesse processo são imprescindíveis, tanto para as mulheres que já eram ativas antes da gravidez, como para aquelas mais sedentárias. A seguir, a personal gestante Roberta Gabriel lista 5 benefícios valiosos e imediatos da atividade física durante a gestação:
1. Melhora de dores na região lombar;
2. Diminuição dos inchaços de membros;
3. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório materno;
4. Controle do ganho de peso;
5. Desenvolvimento da frequência cardíaca do bebê, que fica melhor em mães ativas do que sedentárias.
Além disso, a personal explica que o exercício físico facilita na hora de retornar às atividades depois do parto. “O metabolismo fica mais acelerado. Os exercícios físicos durante a gestação também garantem ganho de massa muscular que fazem com que o gasto calórico de uma mulher que treinou durante a gestação seja maior do que a que não praticou exercícios”, afirma a especialista.
Roberta recomenda a prática de caminhadas, natação e alguns exercícios de fortalecimento como pilates e ioga que também podem ajudar a reestruturar o abdômen e a evitar as dores lombares, ajudando a cuidar da postura.
ASSUNTOS: gravidez, saúde, Saúde e Bem-estar