Compartilhe este texto

Pregorexia e seus perigos para a gravidez

Por Portal Do Holanda

25/08/2017 11h21 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A onda do “ser fitness” está cada vez mais na moda e a busca pelo corpo perfeito e por uma aparência atrativa é uma verdadeira febre na sociedade atual. O problema é que esse anseio estimula o aparecimento de distúrbios alimentares que podem ser cada vez mais perigosos como a pregorexia, um transtorno alimentar que acomete as gestantes.

Segundo a psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, a pregorexia assim como a bulimia e a anorexia, faz com que a pessoa se veja de uma forma distorcida e o medo de ganhar peso faz com ela inicie uma briga com a balança que pode ser muito prejudicial à mãe e ao bebê.  Se a mulher já tiver um histórico anterior dessas compulsões então, o risco de desenvolver o problema é ainda maior.

A especialista explica que os sintomas podem ser notados a partir do momento em que há um exagero com a beleza física que leva a gestante a se privar da alimentação ou abusar dos exercícios físicos: ” Os sintomas estão ligados a uma descompensação entre a alimentação balanceada e atividades físicas. Sabemos que atualmente as pessoas estão, cada vez mais, procurando estar com o corpo bonito, bem definido e alimentação equilibrada, o que de fato é excelente, o problema é quando sai da medida e o foco passa a ser a beleza física e não somente a saúde da mamãe e do bebê”, diz Sarah.

Como nesse momento a mãe é o suporte nutricional da criança, uma alimentação deficiente ou esforço físico em excesso, podem ter consequências graves na formação física e neurológica do bebê: “Quando as gestantes não se alimentam de forma adequada, seja na quantidade ou até mesmo na qualidade, o feto tende a uma má formação, tanto física, quanto neurológica, como também, no momento do parto podem ocorrer algumas complicações”, revela a psicóloga.

Segundo Sarah, é normal que nos três primeiros meses da gravidez a mulher emagreça devido as alterações no organismo e ao fato do corpo está se adaptando ao feto, mas com o tempo a tendência é que ocorra o ganho equilibrado de peso que deve ser sempre acompanhado pelo obstetra. Ela destaca também que não há nenhum problema na prática de exercícios durante a gravidez, mas desde que esta atividade seja indicada pelo médico e acompanhada por um profissional. O ganho de peso durante a gestação deve estar entre 9kg e 12 kg no máximo.

A pregorexia tem tratamento e pode ajudar muito as mulheres com este distúrbio: “O tratamento está diretamente ligado à alteração da visão corpórea. Ou seja, a mamãe que se olha no espelho não se sente confortável com o peso nem como a sua estrutura, mesmo sabendo que é temporário, e que é necessária a mudança para o desenvolvimento fetal adequado. Neste momento, não se recomenda o uso de medicação, mas a psicoterapia pautada na Terapia Cognitivo Comportamental possui bons resultados”, destaca a especialista do Hapvida.  


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: gravidez, pregorexia, saúde, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar