Inpa discutirá ampliação do projeto Waraná com produtores da terra indígena
Manaus/Am - Com o objetivo de dar continuidade e ampliar as atividades do projeto Waraná (guaraná, na língua Sateré-Mawé), uma nova proposta de trabalho será apresentada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e discutida com os produtores da Terra Indígena Andirá-Marau, situada entre o Amazonas e o o Pará.
Para atingir o objetivo, a partir deste sábado (4) até o dia 10 de fevereiro, a equipe do projeto realiza junto com os produtores indígenas a “1ª Oficina sobre solos, consórcio agroflorestais, produção de mudas e coleta de sementes na Terra Indígena Andirá-Marau”. Na ocasião, os principais resultados do projeto serão repassados e discutidos com os comunitários.
Segundo coordenadora do projeto, pesquisadora Sonia Alfaia, serão propostas práticas que possam integrar produção e conservação dos recursos naturais, como o plantio de pau-rosa em sistemas agroflorestais, a produção agroecológica do guaraná, além de estudos para a recuperação da melhoria da fertilidade das terras por meio do manejo agroecológico dos solos.
ASSUNTOS: guarana, inpa, Manaus, Amazonas