Operação em Manaus teve troca de tiros, armas apreendidas e prisão de suspeito de homicídio
Manaus/AM - A operação intitulada "Dia D" deflagrada na tarde de sexta-feira (12) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP AM) prendeu o foragido da Justiça Tom Paz dos Santos, 23. A ação que teve início às 15h e ocorreu na invasão Buritizal, localizada no bairro da União, Zona Centro Sul. Durante a operação, os policiais encontraram um revólver calibre 38, dois simulacros, sendo um de fuzil airsoft, 10 munições de calibre 38, .40 e 380, além de uma balança de precisão.
A Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) foi responsável pela coordenação do trabalho em solo e os helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) fez o sobrevoo e cerco pelos áres. Ambos os grupamentos são da SSP. A Polícia Civil e Militar também integraram a ação. Ao todo, 45 servidores estavam envolvidos, incluindo agentes do Departamento Estadual de Trânsito.
Conforme informações da Seaop, Tom é foragido do Centro de Detenção Provisório Masculino 1 desde maio de 2016. Em depoimento, o foragido informou que viajou para o estado do Pará e voltou para Manaus há algum tempo. Ele tem um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio deferido pelo juiz Mauro Moraes Antony, da 3a Vara do Tribunal do Juri.
O delegado Guilherme Torres, titular da Seaop, informou que é a segunda operação que eles realizam no bairro em menos de uma semana, uma vez que as equipes policiais vêm monitorando o bairro.
"Hoje nós montamos uma operação de modo com que as equipes vieram pela área de mata e que pudéssemos ter o fator surpresa. O helicóptero nos deu o suporte necessário e então nos aproximamos. Os traficantes atiraram contra a equipe e conseguiram fugir, mas encontramos a arma, munição", relatou.
ASSUNTOS: homicida, Manaus, operação, Policial