Reforma do palacete Silvério Nery é acompanhada pelo Implurb
O Centro de Manaus contará em breve com uma importante edificação reformada. Trata-se do Palacete Silvério Nery, situado na esquina da avenida Joaquim Nabuco com a rua dos Andradas. Por conter relevante valor histórico, a reforma do prédio foi licenciada e é acompanhada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
O prédio é de arquitetura neoclássica e está classificado como unidade de preservação histórica de Primeiro Grau. O acompanhamento do Implurb ocorre por meio da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), que realiza vistorias frequentes no imóvel. A licença expedida para a reforma abrange área total de 929,71 metros quadrados.
O projeto de reforma foi aprovado em 2013 e as vistorias funcionam para verificar se a obra está sendo executada conforme o projeto aprovado, mediante plantas apresentadas, em benefício do patrimônio histórico.
Durante muitos anos, o prédio, que abrigou a família do governador Silvério José Nery (1900-1904), viveu em situação de abandono, o que levou à inclusão na reforma itens de reforço estrutural, sem comprometimento das características históricas do imóvel.
Erguido no final do século 19, o palacete foi projetado pelo engenheiro Filinto Santoro (1878-1927). Como parte de sua história, o local, em 1906, hospedou o primeiro presidente da República a visitar o Amazonas, Afonso Pena, que veio a Manaus para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Alfândega.
ASSUNTOS: implurb, palacete, silvério, Amazonas