Comissariado das Nações Unidas realiza visita em acolhimento de indígenas warao
Manaus/AM- Nesta quinta-feira, 31, representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) visitaram o espaço de acolhimento provisório para indígenas venezuelanos da etnia warao, localizado na avenida Tarumã, Centro.
Integrante da comitiva, a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, informou que a visita tem o intuito de conhecer a atual situação dos imigrantes na cidade, uma vez que o Plano de Ação para Atendimentos aos Indígenas Warao, elaborado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), servirá de referência para outros Estados que estão recebendo o mesmo processo migratório.
No local da visita estão acolhidos 49 indígenas warao que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, cinco espaços de acolhimento provisório são geridos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasdh, para o abrigamento de 247 indígenas.
Conforme a subsecretária operacional da Semmasdh, Jane Mara Moraes, em todos os espaços de acolhimento estão sendo feitos acompanhamentos socioassistenciais com as famílias.
A Organização das Nações Unidas (ONU) por intermédio da Acnur tem participado de todo o processo de orientação da distribuição de espaço, atendimento e doações.
ASSUNTOS: Indígenas Warao, Nações Unidas, Amazonas