Compartilhe este texto

Manaus é "sede" de grupo que fez ataques racistas a Maju Coutinho

Por Portal Do Holanda

10/12/2015 19h22 — em
Policial



Manaus/AM - A operação ‘Tempo Fechado’ apreendeu nesta quinta-feira, 10, computadores portáteis, smartphones e tablets de um pessoas integrantes de um grupo de Manaus no Facebook, denominado ‘QLC - Que Loucura Cara’, que estão sendo investigados por ataques racistas contra a jornalista Maria Júlia dos Santos Coutinho Moura, a ‘Maju’, na página do Facebook do Jornal Nacional. 

Segundo o Ministério Público do Estado do Amazonas, o grupo tem base em Manaus, possuindo mais de 20 mil seguidores em todo o Brasil, principalmente em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Ceará, e fazia ataques ofensivos na web através de perfis falsos. A operação tem o objetivo de apurar casos racistas, injuriosos ou neonazistas na internet e foi intitulada em alusão à carreira de Maju, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional. Crimes como racismo, injúria qualificada, organização criminosa e corrupção de menor são associados ao grupo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do MP-AM apreendeu os materiais em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz de Direito do Foro Central Criminal Barra Funda, São Paulo. Os aparelhos já estão sendo periciados e integrantes do grupo já prestam depoimento na sede do MP-AM. 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: injúria racial, jornal nacional, maju coutinho, Manaus, operação tempo fechado, racismo, Policial

+ Policial