Saiba como melhorar o sinal do Wi-Fi em casa
A qualidade da internet no Brasil já não é muito boa, e pode se dizer que a melhor de todos os tipos de internet é a banda larga. O mais comum para utilizar a internet banda larga é através do wi-fi (adeus conexão discada), mas você está sabendo utilizar esse sinal corretamente? Veja abaixo algumas dicas de como melhorar o Wi-Fi em casa.
As alterações que serão sugeridas servem para diminuir a atenuação, algo que provoca a redução de intensidade do sinal.
1 - Medir a velocidade do Wi-FI
Primeiro, você deve medir a velocidade do Wi-Fi com o aplicativo Speedtest disponível para sistema android e iOS. Após ter baixado o aplicativo no celular, ande por todos os cômodos da casa e registre as medidas. Assim você pode comparar em que cômodos o sinal é mais intenso e onde é mais utilizado também.
2 - Localização do roteador
O roteador deve ficar o mais alto possível, nunca deixe próximo ao chão. As ondas se movem com mais facilidade para o lado e para baixo.
3 - Obstáculos que interferem no sinal
Concreto, tijolos, cabos de força, espelhos e móveis interferem na qualidade do sinal. Procure esses possíveis obstáculos e evite que fiquem próximo ao roteador. Outro problema também são os agentes que operam na mesma freqüência como: microondas, telefones sem fio, babás eletrônicas e outros aparelhos que transmitem qualquer sinal. Deixe o roteador bem longe.
4 - Atualize seu roteador
Os dispositivos ficam obsoletos com o tempo, talvez seja necessário comprar um aparelho que se adeque a sua necessidade. A maioria dos aparelhos que são oferecidos pelas empresas de internet não são bons.
5 - Acrescente antenas no seu roteador
Se o aparelho suporta antenas externas substituíveis procure uma que adeque ao seu espaço. Outra saída são repetidores wireless que funcionam bem e podem custar menos de R$ 100.
ASSUNTOS: internet, roteador, tecnologia, wifi, Tecnologia