Gerente de banco e mais 15 pessoas são presas por roubo de carros e fraudes em Manaus
Manaus/AM - A polícia apresentou na manhã dessa quarta-feira (20), um grupo composto por 15 pessoas suspeitas de pertencerem a um organização criminosa especializada em fraudes em empréstimos e roubos de carros no Amazonas.
Entre os acusados está uma gerente de banco, identificada como Hosana Santiago de Menezes, 57, José Antônio dos Santos, 28, funcionário de uma loja de departamentos e Janderson Machado Dourado, 28, analista de crédito de uma financeira.
Segundo o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), o grupo agia roubando veículos alugados junto a locadoras e enviando os mesmos para outros estados.
Sob o comando de William Rocha Bezerra, 30, conhecido como “Sobrancelha”, eles desviaram pelo menos 80 carros. Extremamente organizados, eles se dividiam em três grupos, cada um com uma função.
O primeiro era o administrativo, responsável por conseguir RG’s de outras pessoas nos setores de “Achados e Perdidos” de setores públicos. Esses documentos eram entregues ao segundo grupo, o financeiro. Este falsificava a assinatura dos RG´s originais em documentos falsos para conseguir empréstimos e cartões de créditos.
Foto: Josemar Antunes/Portal do Holanda
O terceiro grupo, chamado Operacional, era aquele responsável por ir as locadoras alugar os carros ou aos bancos solicitar os empréstimos.
Depois de roubarem os veículos, parte deles eram entregues a membros de uma facção criminosa. Os mesmos eram enviados com drogas para outros estados do país, a outra parte também era vendida para fora do Amazonas com o valor bem abaixo do mercado.
Ao tomar conhecimentos dos roubos, a polícia começou a investigar e conseguiu identificar os integrantes e chegar ao paradeiro deles. Desde a última sexta-feira (15), a DERFV deflagrou a operação “Estelião” e começou a executar os mandados de prisão em diferentes pontos de Manaus.
Ao todo, 16 pessoas foram presas, mas uma delas vai reponder em liberdade. O restante foi indiciado por organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e falsificação de documento público.
Cinco carros foram recuperados na operação, sendo três deles de locadoras e diversos documentos que seriam usados em novos golpes, foram apreendidos. Abaixo, confira a lista completa dos acusados:
ASSUNTOS: maanaus, roubos de carros, suspeitos, Policial