Empresário é procurado por comandar desmanche de carros em Manaus, grupo foi preso
Manaus/AM - Dez homens foram apresentados nessa sexta-feira (26) suspeitos de integrarem uma esquema de roubo de carro que era comandado de dentro de presídios da capital.
De acordo com a polícia, os mandantes do grupo são os detentos Adamis de Araújo, 26, Franklin de Souza Neres, 28, conhecido como “Sonic”, Janderson da Costa Menezes, 24, o “Malukinho”, Jerson Rodrigues dos Santos, o “Jerson”, Kenny Roger de Souza, 33, e Thiago Rodrigues Soares, 24.
Eles planejavam os roubos que eram executados por Israel Pinheiro Pimentel Filho, 20, Alessandro Magno Nogueira Pereira, 36, Diney Pinto de Souza, 23, e Jean de Souza Lopes, 18. Israel é considerado um dos membros mais perigosos da equipe, ele ficou paraplégico há dois meses, após se envolver na troca de tiros com policiais durante um assalto.
Mesmo na cadeira de rodas, ele conseguiu desativar a tornozeleira eletrônica e participava ativamente dos roubos dos veículos. “Existe um foragido de nome Rafael Brasil, o “Rafinha”, ele que passava informações para a polícia. E no momento em que iniciamos as investigações, conseguimos identificar que ele também participava do bando”.
O delegado Cícero Túlio revelou ainda que um empresário responsável pelo desmanche também está sendo procurado. Ele estaria sendo protegido por criminosos e impedido de se entregar.
A estimativa é que o grupo tenha roubado mais 30 veículos só nos 6 primeiros meses do ano. Túlio conta que um dos carros roubados, uma Hilux, foi entregue a um detento conhecido como “Diego Nariz”, por conta de uma dívida que Sonic teria com ele. Nariz está preso em um presídio federal e é acusado de participar da morte do delegado Oscar Cardoso, caso de grande repercussão.
Túlio explica que os mandados de prisão foram executados na cidade de Itacoatiara, em bairros diferentes de Manaus e em dois presídios durante a Operação Guilhotina, deflagrada entre os dias 23 e 25 de julho.
ASSUNTOS: Manaus, presos, roubo de carros, Policial