Ronda Maria da Penha passa a atuar em toda Manaus
Manaus/AM - O programa Ronda Maria da Penha foi reforçado e o trabalho ampliado para toda a capital amazonense pelo governo do Amazonas. Com as polícias militar e civil atuando juntas, o programa garante atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica que têm medidas protetivas.
O programa contava apenas com uma viatura atendendo aos bairros que são de abrangência da 27ª Cicom e agora com a entrega de três novas viaturas, vai passar a circular em toda Manaus.
Os policiais que fazem parte do programa atuam na fiscalização das medidas protetivas, conforme estabelecido na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), realizando visitas às vítimas. Atualmente, o acompanhamento é feito a 48 mulheres. De acordo com a coordenadora do programa, quando a medida é solicitada à Justiça, policiais passam a visitar as mulheres para inibir a ação do agressor. Essas visitas, dependendo da necessidade, podem ser diárias, inclusive. Ainda segundo a coordenadora, no início o descumprimento da medida protetiva é comum, mas em muitos casos o agressor costuma se afastar logo que percebe que a vítima está sendo acompanhada pelos policiais.
Neste ano, até julho, foram solicitados à Justiça 2,6 mil medidas protetivas por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
ASSUNTOS: Manaus, maria da penha, ronda, Policial