Polícia Militar homenageia heróis de Canudos
O PMAM homenageará, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, às 20h, no pátio do Comando Geral da PMAM (avenida Benjamin Constant, s/nº, Petrópolis, zona sul), os 278 policiais militares do antigo Regimento Militar do Estado, reconhecidos pela corporação como heróis de Canudos, que, entre 1896 e 1897, lutaram ao lado de soldados do Exército, no sertão da Bahia, defendendo interesses da nação.
A Polícia Militar também fará a entrega de condecorações e honrarias aos policiais militares que mais se destacaram em suas atividades funcionais nos serviços operacionais e administrativos no decorrer dos anos 2013/2014. Autoridades civis e militares irão receber a Medalha Cândido Mariano e Diploma de Honra ao Mérito. O evento contará com a presença de todo o Comando da Polícia Militar, autoridades civis, militares e religiosas.
A Guerra de Canudos foi um movimento armado ocorrido nas proximidades do povoado de Canudos, no interior da Bahia, onde Antônio Conselheiro e centenas de jagunços lutavam contra a presença do Exército Brasileiro e Forças Púbicas de Segurança nos primeiros momentos da República, nos últimos anos do século 19.
O 1º Batalhão de Infantaria da Policia Militar do Amazonas, formado à época por um pequeno grupo de militares comandados pelo tenente-coronel Cândido Mariano, foi convocado para auxiliar no conflito.
O Museu Tiradentes, localizado no Centro Cultural Palacete Provincial (Praça Francisco Queiroz, s/nº, Centro, zona sul), possui registros documentais e fotográficos desse período. Um dos itens de destaque do acervo do museu é a Bandeira Brasileira bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense e presenteada aos policiais do Amazonas, quando eles estavam de passagem por Belém
Veja também
ASSUNTOS: - manaus-amazonas, PMAM, Amazonas