Eleições 2024: Confira quais partidos vão apoiar cada candidato à Prefeitura de Manaus
Manaus/AM - No próximo dia 6 de outubro, os eleitores de Manaus decidirão o novo prefeito e os 41 vereadores da Câmara Municipal. Caso nenhum dos sete candidatos a prefeito alcance 50% mais um voto, um segundo turno será realizado em 27 de outubro.
Na segunda-feira (5), os partidos concluíram suas convenções. No sábado, foram confirmadas as candidaturas de Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante), que busca a reeleição. No domingo, Marcelo Ramos (PT) também teve sua candidatura oficializada.
Outras candidaturas incluem Gilberto Vasconcelos pelo PSTU e Wilker Barreto pelo Mobiliza. Amom Mandel (Cidadania) foi anunciado em convenção realizada no final de julho.
O espectro político está bem representado: o PSTU é associado à extrema esquerda, enquanto o PL de Alberto Neto é vinculado à extrema direita e ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Wilker Barreto defende o liberalismo e posturas conservadoras.
Roberto Cidade e David Almeida estão posicionados entre o centro-direita e a direita, com Cidade aliado a partidos conservadores, como o Republicanos, o Progressistas, o próprio União Brasil. Mas também tem o PSB, que nacionalmente é aliado do presidente Lula.
Já Almeida tem uma coligação que inclui MDB e PSD, ambos aliados de Lula, e tendo como principais nomes, no Amazonas, os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. Além desses, o Avante também tem na coligação o Democracia Cristã e o Agir, dois partidos de extrema direita.
Mandel se apresenta como candidato de centro, com apoio do PSDB e PRTB (partido de direita), e Marcelo Ramos lidera uma aliança de esquerda, que inclui o PT, PDT, PCdoB, PSOL, Rede e PV. Ele conta ainda com o Solidariedade, um partido de centro.
Veja também
ASSUNTOS: Manaus