Compartilhe este texto

Eleições 2024: Saiba como foi 1º debate entre pré-candidatos à Prefeitura de Manaus

Por Portal Do Holanda

13/04/2024 11h26 — em
Manaus


Foto: Reprodução / Youtube

Manaus/AM - O primeiro debate entre os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus aconteceu nesta sexta-feira (12), às 18h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e contou com a presença de, além dos pré-candidatos, de jornalistas, universitários e advogados na plateia. 

Entre os pré-candidatos já confirmados, Marcelo Amil (PSOL), Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza) e Maria do Carmo Seffair (Novo) confirmaram presença. Os outros pré-candidatos, David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil) e Marcelo Ramos (PT) não compareceram no debate. 

Os pré-candidatos debateram temas voltados para a mobilidade urbana, saúde, educação, transporte e segurança de Manaus. Durante seus discursos, todos concordaram que a capital precisa de uma intervenção para melhorar, uma vez que a cidade é a quinta capital mais rica do Brasil. 

Em uma das rodadas de perguntas, os candidatos responderam sobre a situação dos aterros sanitários e flutuantes da orla do Tarumã. "A solução para o aterro sanitário. [...] Nós temos professores doutores na UFAM, na UEA, nas universidades privadas que têm trabalhos lindos, viáveis, exequíveis e que interessam ao mundo sobre o reaproveitamento dos resíduos. Sobre o tratamento de produtos recicláveis. Processos de pirólise que poderiam, inclusive, fornecer gás de cozinha para famílias que estão inscritas no CADÚnico”, respondeu Marcelo Amil. 

"No nosso governo, aquela estação da marquise não funcionará. Se aquele aterro funcionar, não teremos flutuante, nem Marina e não teremos nem Ponta Negra, porque aquilo ali é uma bomba-relógio. Nós vamos, em quatro anos, que é o tempo que é preciso para legalizar um aterro 20km da cabeceira do aeroporto. Aquele licenciamento é criminoso. Fukushima era legalizada, Brumadinho era legalizado, e uma hora se aquela estrutura funcionar, nós vamos perder a Bacia do Tarumã”, disse Wilker Barreto, por sua vez. 

A programação estabelecida começou com perguntas dos jornalistas, perguntas feitas online e por fim o enfrentamento entre os pré-candidatos. Por sua vez, o debate foi mediado pela jornalista Cynthia Blink e pode ser assistido pelas redes sociais dela.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus