Compartilhe este texto

Em Manaus, Manôbike tem quase dois mil cadastros e média de 68 viagens por dia

Por Portal Do Holanda

17/04/2017 13h44 — em
Amazonas



Manaus/AM- Nos cinco primeiros dias de lançamento do sistema de bicicletas compartilhadas em Manaus, o Manôbike já tem números bem animadores comparados com outras cidades brasileiras onde o projeto já está implantando. Na capital amazonense, o sistema foi inaugurado no último dia 12, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

De 12 a 16 de abril, segundo dados da empresa Samba/Serttel, Manaus registrou uma média de 6,2 viagens por estação, estando à frente de cidades como Belo Horizonte (Bike BH), com 5,5 viagens/estação, Belém (Bike Belém), com 5,2 viagens/estação, e Pernambuco (Bike PE), com 3,9 viagens/estação.

No período, foram realizados 1.827 cadastros no site e aplicativo (disponível para IOS e Android) e o total de viagens realizadas foi de 342, sendo as estações mais procuradas a da Praça do Congresso (70 retiradas), a do Teatro Amazonas (69), na rua 10 de Julho, a da Praça Heliodoro Balbi (49) e o Parque Jefferson Peres (47).

Os dias de maior movimento nas estações foram de sexta a domingo de Páscoa. Dia 14, foram 92 retiradas, seguida de 96, no sábado, e 88 no domingo.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o sistema traz um saldo bem positivo quando a população compreende o seu uso enquanto ferramenta para o seu trabalho, modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos ícones da cidade.

Como funciona?

Após cadastro no aplicativo e/ou no site o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

As estações da Manôbike funcionarão alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, manobike, Amazonas

+ Amazonas