Funcionários do 28 de Agosto batem ponto ao lado de pacientes internados
Manaus/AM - Um vídeo que circula na internet, mostra funcionários do Hospital 28 de Agosto, em Manaus, batendo ponto ao lado de pacientes internados, deitados em macas espalhadas pelos corredores do local.
Funcionários do 28 de Agosto batem ponto ao lado de pacientes internados pic.twitter.com/F8kOGflT4Z
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) January 3, 2021
A filha de uma das pacientes, que está no local internada, mas não está com covid-19, mostra indignação com a situação: “um monte de gente doente, uma aglomeração de fila. A minha mãe de idade, correndo o risco de ser contaminada. Tiraram eles da sala pra jogar nesse corredor”.
A mulher, que já perdeu o pai para a doença, agora teme pela vida da mãe: "Meu pai deu entrada no João Lúcio com uma infecção urinária e pegou a Covid. Foi levado para o Delphina e de lá não saiu mais com vida. Fico apavorada porque a situação é igual. Ele era hipertenso e diabético. Estou muito preocupada com a minha mãe”, disse ela.
A Secretaria de Saúde, emitiu nota sobre a situação apresentada:
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e seus servidores não têm medido esforços no trabalho de ampliação dos leitos para pacientes com Covid-19. Para isso, a SES-AM deu início ainda no mês de novembro um Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 no Estado.
Desde o início do plano, houve um acréscimo de 127%, mais que dobrando a oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.038 leitos. Fato que evidencia que a rede trabalha para dar resposta a grande demanda, mas também reforça a necessidade da população colaborar e não promover ou participar de qualquer tipo de aglomerações, assim como fazer uso frequente de álcool em gel e a higienização das mãos com água e sabão, para frear a proliferação do vírus.
A SES-AM informa que o houve um maior pico de atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que demandou o remanejamento de pacientes estáveis para outra área para a abertura de mais leitos de atendimento a pacientes com Covid-19. Os pacientes remanejados continuam recebendo assistência médica e estão sendo gradualmente transferidos para unidades de apoio. A direção da unidade também ressalta que o ponto eletrônico já foi retirado do local.
Afim de orientar a população quanto ao fluxo de atendimento, a secretaria reforça que a população deve procurar o atendimento inicial - já nos primeiros sinais e sintomas gripais - nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde poderá iniciar o tratamento para a doença. Os prontos-socorros da capital, devem ser buscados em caso de sintomas graves, como a baixa saturação de oxigênio (< 95%) e falta de ar".
ASSUNTOS: Manaus