Lei busca conscientizar sobre epilepsia e melhorar a qualidade de vida de pacientes no Amazonas

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A Lei nº 6.273, criada pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), institui a “Semana Estadual de Conscientização sobre a Epilepsia” no Amazonas, com ações educativas para reduzir o estigma em torno da doença e promover maior qualidade de vida aos pacientes. A epilepsia, que atinge cerca de 2% da população brasileira e 50 milhões de pessoas no mundo, continua cercada de desinformação, apesar de ser uma condição neurológica controlável na maioria dos casos.
De acordo com a Lei, a Semana Estadual de Conscientização deve ocorrer antes do dia 26 de março, Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. Entre os principais objetivos estão informar sobre a doença, encorajar a contratação de pessoas com epilepsia e capacitar servidores e trabalhadores para lidar com episódios convulsivos no ambiente de trabalho. A iniciativa pretende transformar a visão social e profissional sobre a condição, oferecendo palestras, distribuição de materiais informativos e campanhas de sensibilização.
Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destaca a importância de disseminar informações para melhorar a qualidade de vida de pacientes com epilepsia. “Com acompanhamento médico e apoio do círculo social, é possível proporcionar uma vida mais digna e controlada a essas pessoas. A informação, nesse caso, é um divisor importante para a saúde do paciente”, afirmou o deputado.
A campanha também inclui a realização de eventos com a colaboração de empresas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Além disso, busca alertar sobre os diferentes tipos de crises epilépticas, ensinando como proceder em casos de emergência, reforçando assim a necessidade de amparo e empatia para com os pacientes.
Veja também

ASSUNTOS: Manaus