Manaus encara desafio sobre duas rodas
Manaus/AM- A implantação de mais e mais espaços dedicados à bicicleta como meio de transporte, lazer ou esporte e o constante diálogo com os grupos organizados têm sido mecanismos adotados pela Prefeitura de Manaus para eliminar os obstáculos à prática do ciclismo na cidade, posicionando a capital amazonense entre as localidades brasileiras que mais investem no modal.
Recentemente, o prefeito Arthur Virgílio Neto instituiu o Dia Municipal do Ciclista para reforçar essas ações, laços e discussões e, do dia 22 a 25 de agosto, a Prefeitura de Manaus vai realizar, em parceria com o Movimento Pedala Manaus, o VI Fórum de Bicicletas Manaus, ampliando o debate.
Com o evento, tanto a Prefeitura de Manaus quanto o Movimento Pedala Manaus pretendem envolver os formadores de opinião e a imprensa em geral na discussão, com metas ousadas de trazê-los para a necessária sensibilização do público a um olhar mais carinhoso e cuidadoso para o tema. A sensibilização é vista pelos organizadores como o primeiro e grande passo para a consolidação da bicicleta como um poderoso instrumento de transformação das cidades.
"Comunicação e as Bicicletas: Da Sensibilização às Pedaladas”, é o sugestivo tema proposto pelo fórum, que trará a bike como uma experiência transformadora a partir do olhar de quem vive sobre duas rodas. Além de debates, o evento promoverá painéis, oficinas, mesas redondas e intervenções urbanas trabalhando a conscientização para um trânsito seguro.
O fórum acontece desde 2012 discutindo a eficácia da bicicleta como uma alternativa viável de transporte na cidade, como um meio sustentável e não poluente. Entre os benefícios destacam-se a economia, o baixo custo, o pouco espaço que ocupa, a humanização na cidade e, principalmente, a qualidade de vida aos usuários e das condições ambientais da cidade.
ASSUNTOS: Manaus, mobilidade, Amazonas