Ministério da Saúde credencia Maternidade Moura Tapajóz em Manaus
Manaus/AM- A Maternidade Municipal Moura Tapajóz, que funciona na Compensa, zona Oeste, recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde (MS) pelo cumprimento de metas de implantação dos processos de criação dos leitos cangurus na unidade. O método Mãe Canguru torna o pós-parto mais aconchegante e aproxima ainda mais mãe e filhos. Ele é indicado principalmente para recém-nascidos com baixo peso. O credenciamento foi dado na segunda-feira, 26.
Ele explicou que a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde orienta todo o processo de implantação, implementação e avaliação do Método Canguru no âmbito nacional. As equipes do Ministério da Saúde também acompanham e avaliam o processo em nível estadual, elaboram e disponibilizam material de capacitação e capacitam profissionais (tutores) que servirão de multiplicadores do método.
Segundo a gerente da Rede Cegonha do Departamento de Redes de Atenção, Sonja Ale Girão Farias, a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde capacita ainda avaliadores estaduais, monitora e avalia os centros de referência, além de fornecer apoio técnico aos estados para certificar maternidades que implantarem as três etapas do Método Canguru. Neste processo, o estado é responsável por repassar a capacitação para as demais maternidades estaduais e municipais.
Nascidos prematuros
Em todo o mundo nascem, anualmente, 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso (menores de 2,5kg). Destes, um terço morre antes de completar um ano de vida. O Método Canguru com a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso é uma estratégia que busca reverter esta realidade.
Segundo a pediatra e tutora do método canguru na maternidade Moura Tapajóz, Briza Rego Rocha, a atuação dos profissionais de saúde capacitados começa numa fase prévia ao nascimento do bebê, com a identificação das gestantes em risco de darem à luz a uma criança prematura e de baixo peso. Nessa situação, a mãe e a família recebem orientações e cuidados específicos que devem ter com o bebê, além de apoio e estímulo para que estabeleçam contato físico e se aproximem da criança.
Benefícios do Método Mãe Canguru
Menor tempo de internação do bebê, oxigenação adequada, aumento da temperatura do corpo e estabilidade, menos episódios de apneia (paradas respiratórias durante o sono), diminuição do choro, aumento do aleitamento materno, aumento do vínculo pai, mãe, bebê e família, diminuição do tempo de separação ente eles, melhor relacionamento família e equipe, estimulação sensorial positiva, diminuição de infecção hospitalar, controle e alívio da dor, acolhimento ao bebê e sua família, respeito às individualidades e promoção do contato pele a pele precoce.
ASSUNTOS: Manaus, Maternidade Moura Tapajóz, ministério da saúde, Amazonas