Compartilhe este texto

Ocupação de leitos de UTI no Delphina Aziz chega a 89%

Por Portal Do Holanda

11/12/2020 14h36 — em
Manaus


Hospital tornou-se alvo de reclamações porque nunca funcionou em sua totalidade. Foto: Divulgação/SES-AM

Manaus/AM - Durante fiscalização no Hospital Delphina Aziz, zona Norte de Manaus, o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) detectou falhas pontuais na unidade, onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) já chega a 89%.

A informação foi repassada pela direção da unidade hospitalar, referência para pacientes com o novo coronavírus no estado. Dos 382 leitos gerais, apenas 120 são de UTI para atender uma demanda que voltou a ser crescente, sinalizando uma possível segunda onda da Covid-19 no estado.

"Isso já é um sinal de alerta, levando em consideração que se trata da unidade referência da doença. Desses 89% de ocupação, cerca de 36% são de pacientes do interior e muitos desses pacientes chegam em estado grave, tendo em vista que o governo não consegue oferecer um transporte aeromédico mais rápido e mais eficiente para atender o interior", compartilhou o presidente do Simeam, Dr. Mario Vianna.

Durante a inspeção foi identificado que exames solicitados em 2017 estão sendo realizados somente agora. "Nos preocupa que um hospital com essa estrutura, com o parque de imagens que tem com tomografia e ressonância, só consiga estar realizando agora, exames de 2017. Ou seja, pacientes estão na fila para realizar uma ressonância há três anos", criticou Mario Vianna.

A unidade tornou-se alvo de reclamações e denúncias porque, desde a inauguração, nunca funcionou em sua totalidade. A direção do Delphina explicou que a progressão das fases previstas no projeto para o atendimento pleno sempre dependeu de suplementação de verbas destinadas pelo governo do estado para a evolução dos serviços.

"Se tem uma coisa positiva que a pandemia possa ter feito, foi exatamente forçar a necessidade de ativar mais leitos de UTI, mais leitos clínicos. Mas o estado precisa destinar verbas e cobrar da gestão da O.S que apresente resultados", comentou o presidente do Simeam.

Na avaliação do médico sindicalista, o atual cenário de organização na unidade hospitalar só é possível porque a porta de entrada da urgência e emergência está fechada, ao contrário dos prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, que já voltaram a atender pacientes com todo tipo de ocorrência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus