Pessoas com deficiência recebem qualificação profissional em Manaus
Manaus/AM- Um programa municipal tem levado cidadania e qualificação profissional para pessoas com deficiência. Trata-se do Acesso à Cidadania, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que além de propor alternativas para melhor qualidade de vida, tem elevado a autoestima dos usuários aproximando-os da socialização.
O programa atende pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual leve, com idade entre 18 e 50 anos, escolaridade a partir da 6º série do Ensino Fundamental, que estejam em vulnerabilidade social e aptas para ingressar no mercado de trabalho.
O Acesso tem parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, que oferece capacitação para os usuários, e com empresas que disponibilizam cotas por meio da Lei de Acessibilidade, onde a empresa tem um determinado número de vagas para incluir a PCD no mercado de trabalho.
Os bolsistas e as pessoas que estão no cadastro de reserva podem fazer os cursos, dependendo da demanda das instituições parceiras. São disponibilizadas 200 bolsas-auxílio, no valor de um salário mínimo mensal. Os interessados podem procurar a sede da Semmasdh na Avenida Ayrão com Ferreira Pena, no Centro.
ASSUNTOS: Manaus, pessoas com deficiência, qualificação profissional, Amazonas