Compartilhe este texto

Polícia Militar Divulga Resultados das Ações em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/12/2014 15h57 — em
Amazonas



Criado pelo Governo do Estado para estabelecer a política do Governo Federal de atendimento às mulheres no ano 2013, o Projeto Ronda Maria da Penha, executado em Manaus pela Polícia Militar, vem alcançando avanços no combate à violência, na implementação de ações de equidade e gênero e na garantia dos direitos humanos das mulheres, em conformidade com as orientações da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Funcionando como um serviço preventivo dentro do Programa Ronda no Bairro, o comando do Projeto está sediado na 27ª CICOM, Bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus, e atualmente tem como Comandante a Capitã PM Adriana Sales Gomes e Subcomandante a 2º Tenente PM Hellen Keuren Siqueira Feijó, que devidamente preparadas procuram estar sempre próximas da clientela, com medidas de urgências por meio de visitas periódicas em residências de vítimas de agressões domésticas.

A maior preocupação das profissionais de segurança do Ronda Maria da Penha, é evitar a continuidade do ciclo de violência contra a mulher, quando se efetiva a denúncia, e isto ocorre pela interação entre a ação policial, seus agentes, vítimas e a rede de atendimento.

“Nossa clientela é formada por mulheres de todas as classes sociais, em geral são donas de casa que sofrem agressões do companheiro com certa freqüência, justamente por isso promovemos esta interação após o recebimento da denúncia para fique claro ao agressor que estamos sempre por perto”, declarou a Capitã PM Adriana.

Os resultados das ações do Maria da Penha no combate à violência contra mulheres, constantes no relatório apresentado pelo Comando do Projeto, comprovam que no período de 29 de setembro e 29 de novembro de 2014, houve 39 atendimentos a vítimas, e ao todo, 76 mulheres foram amparadas pelas autoridades policiais no caso de sofrerem qualquer tipo de agressão por parte do companheiro ou de outra pessoa.

Assim o relatório é claro quando destaca as principais atividades do período:

PROCEDIMENTOS TOTAL
Visitas realizadas 431
Prisão em flagrante 02
Prisão decorrente de ações do Ronda Maria da Penha (Prisão Preventiva) 01
Pedido de prisão preventiva 02
Vítima encaminhada ao Serviço de Proteção à Mulher (abrigo) 01
Endereço não encontrado 34
Endereço fora da área de atuação do RMP 11
Vítima não residente no endereço indicado 23
Vítima não encontrada na residência indicada 146
Vítima não mais necessitada de atendimento 33
Vítima morando com o agressor 39
Vítima não segura no local onde reside 75
Agressor cumprindo Medida Protetiva 74

 

Na opinião do Comando Geral da Polícia Militar, Coronel PM Marco César Moreira da Silva, Comandante Geral em exercício, a população feminina de Manaus precisa dar apoio às ações do Projeto que existe exclusivamente para garantir proteção de mulheres vulneráveis ou não à violência doméstica ou de outra qualquer característica. Desta forma, o Comandante conclui, “trata-se de um projeto de grande serventia para as atividades de proteção e prevenção policial diárias da Polícia Militar do Amazonas. É ainda, de certa forma, pouco conhecido por parte das mulheres, mas com certeza com a seriedade e o crescimento de suas ações, em breve esta ferramenta policial será de inteira confiança da população feminina de Manaus”.

Os contatos com a tropa do Projeto Maria da Penha se dão pelos telefones 3214-6801; 3645-1127 e 3214-6800, no endereço do Comando de Policiamento da Área Norte, Avenida Coronel Sávio Belota, 145 no Armando Mendes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, polícia, Ronda nos bairros, Amazonas

+ Amazonas